a
a
HomeSublimaçãoPapel Sublimatico da Pelkote – Review de Produtos
Diferencial Print

Papel Sublimatico da Pelkote – Review de Produtos

papel sublimatico da pelkote
Curta e Compartilhe:

papel-sublimatico-da-pelkote Papel Sublimatico da Pelkote - Review de Produtos

Olá meu nome é Nilton e este é o Portal Sublimatico, eu tenho recebido diversas amostras de produtos e suprimentos e então é possível gravar vídeos apresentando cada um deles e este é o Review do Papel Sublimatico da Pelkote.

A idéia do review e a proposta do Portal é testar e experimentar produtos e suprimentos e compartilhar os resultados para cada visitante, amigo e profissional da sublimação. Vou tentar ser claro e também o mais imparcial possível para que vocês possam tirar suas próprias conclusões, lembre-se que o Portal Sublimatico é um canal independente…

Neste vídeo review eu vou compartilhar os resultados dos testes que fiz com um Papel Sublimatico da Pelkote .

Recentemente eu recebi o contato do Odivaldo Siviero, gerente comercial da Pelkote. Nossa conversa foi via e-mail e ele procurou o Portal, pois tinha interesse que testássemos o seu Papel Sublimatico da Pelkote.

Se você não conhece a Pelkote, saiba que na verdade ela é uma empresa que trabalha especialmente com papéis e não apenas sublimaticos e atualmente ele distribui para diversas empresas de sublimação no mercado.

O Papel Sublimatico da Pelkote leva o nome de Sublimatex, possui 90 gramas, com uma variação de mais ou menos 5%. Este papel é distribuído em bobinas de 91 centímetros de largura e 110 centímetros de largura e em folhas A4 e A3, neste caso embalagem com 500 folhas.

Na ficha técnica do produto a Empresa listou alguns benefícios deste papel sublimatico que conferimos no vídeo, como fidelidade de cores, menor retenção de tinta no papel na transferência e definição mais limpa de imagem.

Mas antes se lembre de que neste vídeo o foco é o teste do Papel Sublimatico da Pelkote e não da tinta sublimatica utilizada.

Para testar a qualidade do papel sublimatico da Pelkote eu utilizei uma tinta sublimatica genérica e que possui um vermelho acentuado, um problema recorrente que está ligado diretamente a tinta, algo que pode ser melhorado com a utilização de um perfil de cores. Neste vídeo não foi utilizado nenhum perfil de cores e os testes correspondem à realidade do dia a dia de qualquer usuário da sublimação.

Eu disponibilizei o arquivo com o teste de cores deste vídeo e você pode fazer o donwload Clicando Aqui!

Faça o download e imprima na sua impressora. Desta forma podemos compartilhar alguns destes resultados. É claro que é muito complicado falar sobre isso, já que pode variar de software para software, de impressora para impressora e por ai vai, porém já é um passo para que possamos conversar com alguma referencia.

O Papel Sublimatico da Pelkote é levemente encanoado mas diferente de outros papéis que já testei não chega a atrapalhar a manipulação, preferencialmente utilize luvas de borracha para evitar gordura sobre a superfície de impressão.

Falando nisso, a superfície do papel sublimatico é bem interessante o que ajudou muito durante a transferência, deixando pouca tinta no papel e bloqueando muito bem a tinta no verso. Isso colabora para que a prensa fique limpa, evitando sujeira no tecido. O papel deve ser avaliado frente e verso, por isso chamo a atenção para este detalhe.

É extremamente importante a utilização de um desumidificador para deixar o papel bem seco antes da impressão e também deve ser utilizado antes da estampagem, para deixar a tinta bem seca. Estes e outros detalhes que fazem toda a diferença e que tenho chamado a atenção através dos vídeos e também em nossos Cursos de Sublimação de Produtos nos últimos anos!

O papel sublimatico da Pelkote de fundo verde se comportou melhor durante a impressão, foram 10 impressos com o fundo rosa e 10 impressos com o fundo verde, eu utilizei uma Epson L355 e infelizmente boa parte dos impressos com o fundo rosa acabou raspando na cabeça de impressão, o que aconteceu muito pouco com o papel de fundo verde. Mais uma vez chama a atenção para a importância do perfil de cores, ele pode evitar problemas como este, pois equilibra a taxa de tinta sobre a mídia o que pode evitar inclusive aquelas marcas dos roletes, outro problema recorrente.

O papel sublimatico possui um TACK interessante, mas o que é isso…É esta colinha no papel, este detalhe evita o famoso efeito fantasma ou ressublimação! Você também pode utilizar um spray adesivo para evitar que a folha se movimente ao abrir a prensa e produza este efeito de sombra, podemos conversar sobre isso nos comentários deste vídeo!

Eu utilizei um tecido 100% poliéster conhecido como Oxford, é um tecido com uma gramatura interessante e que vai me ajudar neste e em outros testes, sempre utilizarei o mesmo tecido. A minha prensa foi configurada para 200 graus e 40 segundos.

Eu também compartilhei neste artigo além de mais detalhes sobre a empresa, algumas fotos destas estampas para que você possa visualizar melhor, mas saiba que a iluminação para a fotografia é bem complicada quando falamos de cores e claro, dependendo do seu monitor isso fica ainda mais complicado.

Se você percebeu que eu não espelhei nenhuma das imagens para estampar, você está muito atento e pode deixar uma dica nos comentários deste vídeo e colaborar com este Canal e seus visitantes, eu vou sortear algumas amostras do Papel Sublimatico da Pelkote para que você possa testá-lo e compartilhar os seus resultados comigo. Quem deixar uma dica estará participando deste sorteio. Se você não percebeu que eu não espelhei a imagem, você precisa ficar mais atento. Certamente as dicas que foram postadas nos comentários deste vídeo irão te ajudar muito!

papel-sublimatico-da-pelkote-01 Papel Sublimatico da Pelkote - Review de Produtospapel-sublimatico-da-pelkote-02 Papel Sublimatico da Pelkote - Review de Produtospapel-sublimatico-da-pelkote-03 Papel Sublimatico da Pelkote - Review de Produtospapel-sublimatico-da-pelkote-04 Papel Sublimatico da Pelkote - Review de Produtos

Aqui você encontra todas as Informações sobre a Pelkote – Indústria e Comércio de Papéis

Institucional: http://www.pelkote.com.br/institucional.html

Certificação: http://www.pelkote.com.br/cert.html

Curta e Compartilhe:
Último comentário
  • Como e onde obter esse papel sublimatico. Distribuidores/ representantes?

  • Você deve espelhar as imagens antes de imprimi-las para não perder seu material.

    • Olá Flávio Clementino.
      Muito obrigado pelo comentário e por colaborar com os profissionais de sublimação do Brasil. Sucesso e um grande abraço!

  • Sim tinha percebido, este papel no tecido, qual é a durabilidade? E como coloco o perfil de cores em meu computador?
    Acho que vou conseguir fazer o curso de Sublimação mês que vem.
    Att, Rosi.

    • Olá Rosi F Pinheiro.
      Muito obrigado pelo comentário e participação com a sua dúvida. No caso do tecido sublimado, este não tem uma durabilidade determinada da estampa, uma vez que o processo é de tingimento da fibra do tecido. Algumas restrições com relação a lavagens em altas temperaturas é necessário sim, um certo cuidado, para que o tecido não desbote tão facilmente. O perfil de cores trata-se de um programa que é instalado em seu computador e que fica disponível na configuração do software de edição/impressão para ser configurado. Neste caso é necessário que solicite ao seu fornecedor de tinta ou tinta x papel este perfil e as instruções necessárias de configuração. Aguardamos você logo mais no curso presencial. Sucesso e até mais!

  • e eu achei isto muito estranho de não espelhar mas depois que vc falou e que vi que foi de proposito muito legal

    • Olá Jose Geraldo Bragança.
      Caso tenha alguma sugestão para os profissionais que as vezes passam por isso também, fique a vontade para compartilhar conosco. Sucesso e até mais!

  • Olá Nilton. Meu problema com papel sublimático é justamente aquelas marcas dos roletes. Uso tintas Sawgrass e papéis A4 e A3 Havir de 90g/m². Quando a imagem tem muito preto aparece essas marcas dos roletes por toda a estampa. Você sabe onde posso encontrar papel sublimático A4 e A3 com 75g/m²? A Pelkote trabalha com papéis dessa gramatura? Obrigado.

    • Olá JULIO PAUMN.
      No caso dos papeis da Pelkote você pode entrar em contato direto com eles Contato Pelkote. Sobre as marcas no papel, o que acontece é que a tinta ao passar pelas engrenagens ainda não secou o suficiente e com isso as engrenagens vão marcando onde ainda esta molhado. A sugestão é utilizar desumidificador de papel para otimizar a absorção da tinta na hora da impressão e alguma solução de contorno como um ventilador por exemplo para ajudar na secagem da tinta antes que o papel chegue nas engrenagens. Sucesso e até mais!

  • AMEI AS DICAS ESTOU CURTINDO O CANAL.TENHO APRENDIDO MUITO.VOU INICIAR NESTE RAMO AGORA,COMPREI ESTA SEMANA MINHA PRENSA ESTAVA SEM SABER QUE MATERIAS SERIAM NECESSARIO,MAS VC JA ME ESCLARECEU A DUVIDA OBRIGADA QUE DEUS TE ABENÇOE.

    • Olá Danielle.
      Excelente noticia que está entrando no ramo de sublimação Brasileiro e esperamos que continue contribuindo com dúvidas, comentários e participando do canal Portal Sublimático.
      Sucesso e um grande abraço!

  • Olá. Deixo aqui minha dica:
    Usar manta térmica sobre o papel ao estampar o tecido.

  • Trabalhamos com grande formato tb e, infelizmente, ainda não conseguimos perfil para nossa L355 com o fabricante da tinta. Nosso problema com as cores, muitas vezes, aparecem por conta das fotos dos clientes por exagero de aplicação de filtros. Além do tratamento com o photoshop, alteramos a configuração do corel draw para diminuir o problema com as cores estouradas. Gostei da pegadinha – não inverter a imagem.

    • Olá Samuel.
      Infelizmente quando não temos o suporte do fornecedor fica praticamente impossível obter evolução na fidelidade de cores. Você até consegue corrigir alguns detalhes com ajustes finos da impressora e do software de impressão mas, mesmo assim tem que ter uma orientação profissional para isso e testar até chegar em um nível aceitável de fidelidade. Sucesso e até mais!

  • Boa noite gostaria de tirar uma duvida se for possível é claro, a duvida é o seguinte eu acabei de comprar uma EPSON L365 e abasteci ela pela primeira vez com as tintas sublimáticas da INTEK só que tive um problema eu imprimi uma imagem com um céu azul e o azul sai roxo, ai vi esse teste de cores do portal sublimatico e fiz o teste e o azul ta saindo roxo, coloquei a confg da impressora em RGB como vi no site mais nada ainda , gostaria de saber como que eu faço para configurar as cores impressora para utilizar somente para sublimação, onde que estou errado , fiz as artes no corel, coloquei tmb em JPG e nada, vocês podem me ajudar por favor , to começando agora no ramo de sublimação e to perdidaço!! vlw

    • Olá Fernando.
      O melhor a fazer é buscar o suporte do seu fornecedor de tinta solicitando o perfil de cores e configurações para o software que esta utilizando para o envio da arte para impressão. Com isso vai ajustar as cores para o mais próximo possível da realidade da imagem. Sucesso e até mais!

  • Olá. Por favor, preciso de alguns contatos de profissionais no ramo de perfil de cor. Tenho uma L1300 que esta imprimindo com as cores muito saturadas em comparação com a mimha L355. As configurações pelo software da impressra não esta sendo o suficiente para corrigir o excesso de tinta na impressão. Ficarei muitíssimo grato pela ajuda. Sou da região do ABC paulista.

    • Olá Edi Sales.
      Neste caso o ideal é que o seu fornecedor de tinta x papel lhe forneça o perfil de cores ou ainda o fabricante da tinta. Sucesso e até mais!

  • Boa tarde, que spray seria esse que vc comentou sobre espirrar na camiseta para a folha nao sair do lugar?

  • Muito bacana, sou iniciante e tudo que venho aprendendo é apartir do portal. muitas duvidas ja foram esclarecidas para que eu possa começar (impressoras, papel, tinta…)
    Minhas duvidas neste momento sao:

    1-QUANDO VOCE FALA PERFIL DE TINTA, QUE CADA IMPRESSORA TEM UM PERFIL ESPECIFICO P ELA, MESMO MODELOS IGUAIS DE IMPRESSORA POSSUEM PERFIL DIFERENTE, COMO SABER QUAL O PERFIL IDEAL PARA A MINHA?
    2- MEU RAMO É DE ACESSORIOS P SMARTPHONES, ESTAREI UTILIZANDO PARA CAPINHAS. A DUVIDA É, SAO CAPINHAS ESPECIAIS PARA SUBLIMAÇAO? POR EXEMPLO SE TRATANDO DE PLASTICO, ACRILICA, SILICONE, ALUMINIO.. SERIAM QUALQUER CAPINHA DESSES MATERIAIS? QUANTO A COR, EU CONSIGO FAZER ESSE PROCESSO DE SUBLIMAÇÃO EM QUALQER COR DE CAPINHA? OU APENAS EM CORES ESPECIFICAS, COMO O BRANCO?

    OBRIGADO!

  • Onde encontro o perfil de cores da Epson L365? Minhas fotos em canecas passam longe das cores da tela…

    • Olá Andre.
      Uma série de fatores pode influenciar nesta questão das cores mas, respondendo a sua pergunta sobre o perfil de cores o seu fornecedor/fabricante de tinta é quem seria o responsável pelo fornecimento do perfil, suporte, garantia e configurações necessárias do se computador. Sucesso e até mais!

  • Olá Nilton quero lhe parabenizar pelo ótimo trabalho que vem fazendo, em breve começarei nesse ramo da sublimação, estou aprendendo muito com suas dicas. Gostaria que você indicasse uma empresa de tinta sublimatica de qualidade e que tenha o perfil de cores (icc) para impressora de mesa, pois as que entrei em contato me falaram que só fornece o (icc) para impressoras de grande porte.

  • goataria de saber qual papel e gramatura é recomendado para a sublimação total da camiseta ?

    • Olá Junior, tudo bem?

      Geralmente quando falamos de Sublimação Total pensamos em impressão por Plotters.

      Existem vários tipos papéis que pode te atender. Recomendo que pesquise na Havir e também na BN Papéis, assim como na Pelkote.

      Grande Abraço!

  • olá, bom dia!

    o site do fornecedor não abre. existe alguma outra forma de contactá-los?

Comentar