a
a
HomeSublimaçãoSublimação – Conheça o Processo utilizado para Personalizar Produtos
SERIGRAFIA SIGN 2018

Sublimação – Conheça o Processo utilizado para Personalizar Produtos

Sublimação
Curta e Compartilhe:

sublimação Sublimação – Conheça o Processo utilizado para Personalizar Produtos

O que é Sublimação?

A Sublimação é a transição do estado sólido para o gasoso sem passar pelo estado líquido. Esse termo também é utilizado para termos psicológicos que não iremos comentar. Você poderá encontrar mais informações no link.: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sublimação

É através da Sublimação da Tinta que estampamos camisetas, canecas, azulejos e outros produtos.

Conhecer esse conceito é muito importante para conseguir eliminar muitos problemas na estampagem dos produtos com um simples cuidado que temos que ter.

Para que a Sublimação ocorra perfeitamente é fundamental que tudo que se envolva diretamente no processo esteja com o mínimo de umidade possível.

Para conseguirmos isso é necessário retirar a umidade do Papel Sublimático antes de imprimi-lo, após a impressão e também retirar a umidade do produto que será estampado.

Para retirar a umidade do Papel Sublimático antes de imprimi-lo é aconselhável que você monte ou adquira uma estufa para armazena-lo. É também de grande importância que a temperatura fique em torno de 25º e que a umidade fique em torno de 30 e 40%.

Essa simples medida já vai garantir que seu Papel Sublimático fique totalmente seco para ser impresso.

Após a impressão você deve deixar o papel impresso secar por cerca de 20 minutos para garantir que a Tinta Sublimática esteja totalmente seca. Ainda assim, antes de realizar a estampa, você deve aquecer o papel em sua prensa por no mínimo 10 segundos. Não é necessário fechar a prensa térmica com o papel impresso dentro, apenas abaixa-la próxima ao papel já trará um bom resultado.

O produto que será estampado pelo processo de Sublimação também deve receber o mesmo cuidado. Ele precisa estar completamente limpo e para retirar a umidade basta coloca-lo na prensa térmica por cerca de 10 segundos também.

Esses cuidados simples na preparação para estampar um produto vai garantir que a Sublimação ocorra perfeitamente e isso garante que a sua estampa fique perfeita!

Sucesso e Até Mais!

Curta e Compartilhe:
Último comentário
  • Olá a todos do portal! são ótimas as sua dicas! Estou começando agora no ramo de sublimação em canecas, e vcs estão respondendo a muitas das minhas dúvidas com esse espaço maravilhoso de vcs! muito obrigado!

    • Bom Dia !

      Priscila, gostaria de saber qual a marca do equipamento que vc ultiliza quero comprar os equipamento mas estou com duvida.

  • E onde é o melhor local para adquirir estes equipamentos?

    Tenho interesse em produzir principalmente capas de celular e canecas.

    Obrigado

  • Olá Nilton,

    Antes de estampar canecas, preciso saber qual impressora usar rs
    Vi que vocês fizeram o teste com a L355 e L210 e disseram ser aptas para trabalhar com sublimação.
    E a L110, também pode trabalhar com ela? Precisa de dispenser de resíduos?

    Grato.

  • Portal, Nilton..

    Mais uma dúvida, as impressoras com bulk de fábrica, pedem código a cada nova recarga de tinta?
    Li em um site, que não podem ser usadas tintas sublimáticas e nenhuma outra, pois não sendo Epson não possuem código, é verdade isso?

    Parabéns pelo portal, bem informativo.

    • Olá Vinícius.
      Não precisa digitar nenhum código, apenas terá que seguir os procedimentos iniciais de recarga cada vez que acusar no painel a necessidade de reabastecer.
      Você pode utilizar qualquer tipo de tinta de qualidade, de procedência e com garantia e suporte do fornecedor mas, não posso deixar de alertar que ao utilizar qualquer tipo de tinta diferente da original, naturalmente você vai perder a garantia deste equipamento, a não ser que compre a impressora de algum fornecedor especializado em sublimação e que já forneça o equipamento abastecido com tinta sublimática. Conheça um pouco mais deste equipamento neste artigo Impressora Epson L210 e Epson L355 – Impressoras indicadas na Sublimação. Sucesso e até mais!

  • Olá, suas dicas são ótimas e esclarecedoras. Poderia indicar a melhor maquina para sublimação em canecas? estou entrando no ramo agora, e gostaria de boas imagens impressas nos produtos sem macas etc…

    Grata pela atenção.

  • Boa tarde, fiquei sabendo onde eu moro, não tem as canecas de cerâmica a venda somente de vidro ou acrílico… Onde posso encontrar para compra? Pois antes de qualquer coisa estou fazendo um levantamento sobre onde encontrar material de trabalho de qualidade, sobre a prensa térmica onde comprar entre outros produtos, se possível me passar algum local ou indicar agradeço.

  • BOA TARDE, TRABALHO COM SUBLIMAÇÃO EM CHINELOS ESTOU A PROCURA DE NOVOS ITENS PARA SUBLIMAÇÃO EM PRENSA PLANA POR EXEMPLO: MADEIRAS,VIDROS,TECIDOS,PLÁSTICOS,PEDRAS,METAIS ETC. GOSTARIA DE RECEBER NOVIDADES DO MERCADO E PORTAL SUBLIMATICO. EXISTE ADESIVOS SUBLIMÁTICO BRANCO PARA COLAR NO VERSO DE VIDRO, ONDE POSSO ENCONTRAR E QUAL É O PROCESSO. QUAIS SÃO AS NOVIDADES EM BRINDES PARA SUBLIMAÇÃO EM PRENSA PLANA. OBRIGADO E AGRADEÇO DESDE JÁ A ESTE PORTAL DA SUBLIMAÇÃO POR ESTAS DICAS APRESENTADAS.

    • Olá MARCIO.
      Existem uma infinidade de itens que podem ser estampados utilizando a prensa plana como ex: camisetas, almofadas, porta copos, azulejos, embalagens e etc. Com relação aos adesivos é necessário pesquisar um pouco mais para conseguir um fornecedor de procedência e que consiga atender com uma frequência sustentável pois, a maioria dos suprimentos resinados são importados e quando não tem uma grande demanda os importadores deixam de trazer estes produtos e com isso não consegue padronizar o seu negócio/serviço/produto. Acompanhe os artigos da cobertura de uma das maiores feiras do setor Serigrafia SIGN FutureTEXTIL cresce e traz Novas Atrações Sucesso e até mais!

  • Bom dia Nilton! Primeiro parabéns pelo portal, o melhor que encontrei sobre o assunto.

    Já vi vários videos sobre as impressoras L210 e Epson L355. Estou querendo começar nesse mundo enorme de possibilidades que é o da SUBLIMAÇÃO! Porém de inicio só tenho condições de comprar ou só a prensa e as canecas, ou somente a impressora. Eu tenho uma TX105 praticamente nunca usada, gostaria de saber se posso iniciar com ela. Pretendo realizar uma limpeza geral nela e colocar tinta sublimatica. Obrigado desde já! Abraços.

  • queria imformaçoes sobre um local de confiança de voces com material bom e bom preço para à compra de chinelos para sublimar!

    • Olá Thiago.
      Não temos contato direto com a parte de vendas de produtos das empresas, para isso mantemos uma lista de fornecedores para ajudar, os profissionais como você, nas pesquisas do melhor fornecedor para o seu caso. Sucesso e até mais!

  • estou começando a trabalhar com umas artes
    gostaria de saber se vc s vendes apostilas e outros
    sou de Belém do Pará

    • Olá Erbeth, desculpe a demora em responder sua mensagem, tenho recebido muitas e para zerar a caixa de entrada aqui do Portal, hoje com mais de 200 mensagens, vou enviar algumas mensagens automáticas para ao menos dar uma resposta aos meus amigos e profissionais que buscaram informações nesta pagina. Em 2015 as mbeth7ensagens vão se transformar em videos, desta forma consigo responder a sua dúvida que certamente é a dúvida de tantas pessoas, assim com 1 unico video consigo responder centenas de perguntas, levando informação de qualidade com mais velocidade. Sendo assim peço desculpas por não responder neste momento, mas a sua dúvidas estará presente nos videos diários do Portal Responde, toda sexta-feira eles serão reunidos e publicamos em um unico artigo, portanto além dos videos diários teremos um resumo semanal. Esta foi a alternativa que consegui para suprir a necessidade de todos e conseguir dar conta de tantas mensagens diariamente sem comprometer os demais projetos do Portal como cursos, palestras, video aulas e tantos outros. Mais uma vez desculpe por esta mensagem automática, em breve um video respondendo a sua questão e de tantas outras pessoas…Sucesso e grande abraço!

  • ola nilto estou querendo começar nesse ramo de sublimação , estou muito sastifeito com seus videos que me possibilitou a entender um pouco mais sobre sublimação so tenho há agradecer obg por se importar com seus amigoa #Sublimadores …

    • Olá Pedro Rogaib.
      Muito obrigado por sua consideração e por fazer parte disso tudo. Com paciência e dedicação você vai além do que se espera. Sucesso e até mais!

  • Olá, posso fazer algumas perguntas?
    É que minha irmã comprou uma impressora da EPSON L455 percebi que essa impressora utiliza a mesma tinta (original) da epson L355, minha duvida é: se depois a gente quiser usar as tintas sublimática recomenda para a impressora L355, se vai dar certo?

    Como a gente ainda não tem os equipamento de transfer a gente por enquanto vai utilizar as tintas da fabricante mesmo, mas tamos em duvidas se depois pra utilizar as tintas sublimatica vamos ter que levar a impressora em uma assistência técnica e mandar fazer a limpeza dos tanque de tinta, cabeçote de impressão, ou se dar pra gente mesmo fazer isso em casa?

    Outra duvida é, quanto ao perfil da tinta, essa informação vem nas garrafinhas de tintas da fabricante ou temos que entrar em contato com a fabricante? será que o perfil da tinta da L355 é mesmo da L455?

    Futuramente pretedemos comprar a impressora L800 da EPSON para imprimir CD/DVDs dar tb pra usar as tintas sublimatica nessa impressora também, para utilizar tanto para serviços de estampa e impressão em CD e DVDs?

    • Olá Jose Wilton Belchior.
      Você pode usar as tintas sublimáticas desde que não misture tipos e/ou fabricantes, tanto das tintas comuns como as sublimaticas, o básico é: Nunca misture nada!
      O ideal é levar numa assistência especializada para ter garantia e não perder a impressora, caso não tenha nenhuma experiência com este procedimento.
      Isso, sobre o perfil é necessário solicitar ao seu fornecedor/fabricante da tinta.
      As impressoras com tinta sublimática não servem para outros tipos de trabalho a não ser a sublimação pois, só liberam cores vivas e vibrantes após o processo de sublimação.
      Sucesso e até mais!

  • Boa Tarde muito legal as explicações deste portal tem me ajudado muito só que estou tendo um problema com algumas canecas a impressão fica borrada meia manchada depois que esfria gostaria de saber se seria a qualidade da caneca ou se estou fazendo alguma coisa errada.

  • Olá amigo, tenho acompanhado seus artigos e tenho aprendido muito, por isso te desejo sucesso em seu trabalho pois tem ajudado muitas pessoas, mas ainda não encontrei um artigo específico que fale sobre sublimação e filmes transfer para estampagem em papel, por favor sei que você é PHD neste assunto e com certeza terá uma resposta para este assunto, aguardo resposta! Super abraço.

  • Boa noite, parabéns pelo blog! Possui muitas dicas e informações importantíssimas.

    Estou começando nesse mercado, porém meu intuito é trabalhar com transfer em camisa de algodão, apesar de serem processos parecidos, quase todo o material precisa ser específico. Assim como seu blog para sublimação atende muitas dúvidas para iniciantes, você teria essas mesmas dicas para o meu produto?

    Muito obrigada.

  • Olá, estou começando meu negócio de sublimação de canecas, e comprei tudo: prensa Pelegryn, impressora Epson l355, tinta apropriada à impressora, até a fita adesiva apropriada eu encontrei. Mas estou decepcionada, porque o rapaz quem me vendeu as canecas garante que elas são resinadas, mas não estou conseguindo sublimar, não aparece a imagem na caneca. Já mudei a temperatura e o tempo, a caneca chegou a queimar mas não sublimou. Aparentemente a caneca é resinada, mas… será que é o papel? Porque, estou o usando o sulfite, porque antes de começar o negócio, fiz uma longa pesquisa, e fui em algumas casas de sublimação, e me disseram que o papel poderia ser qualquer um. O que vocês me dizem sobre o meu caso?!!!

  • Muito bom o post, bem detalhado. O “mundo” da sublimação não para de crescer, e a cada dia aprendemos um pouco mais.
    Meus parabéns!

    • Olá Bruno Oliveira.
      Muito obrigado pelas considerações. A Sublimação esta amadurecendo cada dia mais e nós podemos aproveitar e crescer juntos. Sucesso e até mais!

  • Ola Nilton. Muito bom o portal sublimatico. Peguei varias dicas suas ate pegar o jeito na sublimação de canecas. Fiz varias tentativas até chegar a uma qualidade razoável. Tenho uma L355 semi nova com tinta sublimatica inktec. A questão da umidade é importante. Sempre prensei a caneca por alguns segundos e aqueci o papel. Nunca tive problema. Sem fazer esse procedimento parece que a estampa fica borrifada, manchada provavelmente pela fuga da umidade na prensagem. Não tenho muito tempo pra fazer a sublimação e acho que venderei os equipamentos! Obrigado

  • oi boa tarde montamos uma pequena fabrica de chinelos e estampas mas estamos com uma dificuldade de estampar fotos na camiseta pois esta saindo sem brilho estou usando o core draw tem alguma dica bacana para nos?

  • ola gostei muito do seu portal estou tendo uns problemas com a qualidade de impressao nos chinelos :
    1 quando coloco a 200 g 20 segundos o chinelo sai queimado e o papel gruda nos chinelos.
    2 se coloco menas temperatura com mais tempo a imagem sai perfeita mas a durabilidade da imagem com o tempo vai sumindo.

    gostaria de imprimir na propria borracha.
    voces tem algum curso.

    estou usando agora papel sublimatico azul porem ele gruda no chinelo ai eu coloco em baixo da agua e disolvo o papel. a imagem sai boa se mas aimagem com tempo some fica fraca com o chinelo apanhando luz sera que voce poderia medar uma dica.?
    des-de ja teagradeço. um abraço att osny

  • Olá,

    Estou entrando no ramo da sublimação de fardamento esportivo, junto com a sublimação pretendo aplicar transfer ( em alguns casos). Minha dúvida é com relação ao papel que devo comprar para a aplicação do transfer, não sei qual e nem onde posso adquirir um de qualidade. Se puderem me ajudar eu agradeço.

  • Olá pessoal, excelente portal que vocês estão montando,virou a referência na busca por informações sobre sublimação.

    Estou com uma dúvida, pesquisei em muitos lugares e não achei uma resposta, creio que por ser algo bem simples que está passando despercebido.

    Estou tentando sublimar polyester…200º, já tentei de 20 a 40 segundos…mas não transfere simplesmente nada do papel para o tecido.

    Papel sublimático, impresso no lado brilhante, tinta sublimática inktec e impressora brother.

    Alguma idéia do motivo?

    VALEU!!

    • Olá Fabio.
      Faça um teste levando a sua impressão já pronta para transferir em algum lugar que trabalhe com sublimação e veja se o mesmo acontece. O contrário tb é valido, pegue uma impressão de algum lugar que conheça que já trabalhe com sublimação e tente transferir usando os seus equipamentos. Com isso vai conseguir sana a dúvida sobre a tinta e o papel. Depois, veja se esta impressora é realmente compatível pois, dependendo da tecnologia da cabeça de impressão o problema pode estar na própria impressora mas, lembrando que são testes que devem ser feitos para descobrir onde se encontra o problema. Sucesso e até mais!

  • bom dia, adorei o site, mas preciso da sua ajudaa. tenho uma epson xp 214 (2015), ja fiz todas as configurações possiveis, mais a impressão so sai foscaa, a cor do desenho sai apagada, ela ja veio com o bulk instaladoo e ja com tintas. o que me aconselha. comecando a trabalhar com sublimação

    • Olá Camila.
      O material básico para iniciar os trabalhos seria impressora com tinta sublimática, papel sublimático e o produto tratado com resina para sublimação. Depois disso vai ter a questão do tempo x temperatura x pressão do seu equipamento para fazer a transferência correta da tinta. Verifique esta esta aplicando estes conhecimentos básicos e tente encontrar o ponto de falha no seu procedimento. Sucesso e até mais!

  • Olá boa noite:
    Gostaria de saber se para estapar capa dura com foil, a umidade tem infloencia no trabalho.
    Muito obrigado
    Cumprimentos
    Mário Guerreiro

  • Olá boa tarde
    gostaria de saber qual tempo e temperatura são ideais para sublimar papel adesivo?

  • Nilton Boa noite, gostaria de saber se existe algum processo para retirar uma imagem estampada em uma caneca sublimática, muito obrigado Deus abençoe.

  • Boa noite,

    Liguei na Epson e eles me informaram que eles não tem nenhuma impressora pequena que pode utilizar tinta sublimativa, somente as grandes.
    Ele disse que nem a L355 e nem a L210.

    Eu comprei a L455, estou desesperada.

    tentei ligar mas não consegui, não puxou as tintas, por isso liguei para eles.

    A tinta não é original Epson, não disse isso para eles.

    Estou desesperada em ter gastado mais de mil reais a toa.

    • Oi Elaine, tudo bem? Não fique desesperada pois seu investimento não foi em vão.

      Para tentar explicar de uma forma rápida preciso te contar uma história rápida… A Epson não tem uma impressora original com tinta sublimática e também não assume oficialmente que suas impressoras de mesa podem utilizar essa tinta porque existe uma outra empresa que detêm a patente de comercialização de impressoras de mesa. Então para não pagar por essa “liberação de uso”, a Epson não comercializa e nem assume que seus equipamentos podem trabalhar com a tinta sublimática e também não dá garantia para seus equipamentos que utilizam elas.

      Você pode pesquisar amplamente e vai ver que os modelos mais recomendados para sublimação hoje, falando em impressoras de mesa são L220, L365 e L375. A L455 também pode ser utilizada porém você terá mais dificuldades para encontrar o perfil de cores para as tintas que você for utilizar.

      Se você teve problemas com o carregamento das tintas, verifique todo o procedimento seguindo o que diz o manual. Se houver algum problema ele não foi causado pelo tipo da tinta.

      No Portal recomendamos sempre procurar comprar impressora, tinta sublimática e papel em uma empresa especializada em Sublimação pois se ocorrer esse tipo de problema a empresa irá te atender.

      Grande Abraço e estamos a disposição!

  • BOM DIA!! ESTOU COM UMA GRANDE DUVIDA, VÊ SE VOCÊ PODE ME AJUDAR, GOSTARIA DE COMEÇAR A TRABALHAR COM SUBLIMAÇÃO E GOSTARIA DE SABER QUAL A IMPRESSORA MAIS INDICADA PARA ESSE TIPO DE TRABALHO.

    QUAL A MARCA MAIS INDICADA? PARA UM TRABALHO DE QUALIDADE E QUE NÃO SEJA TAO ALTO O VALOR.

    OBRIGADA E AGUARDO RESPOSTA!

    • Oi Joice, tudo bem?

      Algo importante que é preciso definir é quais serão os produtos que você irá produzir. Com essa informação conseguimos te passar as orientações para potencializar o seu investimento.

      Grande Abraço!

  • Olá quero compara uma impressora para estampas camisetas, qual seria a melhor opção L220 ou L375? E posso estampas tecido Viscolaycra normalmente?

    • Olá Camilla, tudo bem? Publicamos recentemente um Artigo sobre as impressoras e você pode vê-lo Clicando Aqui

      Quanto ao tecido, para estampar por Sublimação é preciso estar atenta a composição do tecido.

      Também temos um outro Artigo que pode te mostrar mais sobre os tecidos e você pode vê-lo Neste Link

      Grande Abraço!

      • Muito obrigada. Só mais uma duvida, posso comprar apenas a impressora ou preciso de um Bulk Ink? Vi em alguns anúncios com e sem essa opção.

  • Olá pessoal. Trabalho com arte para personalizados. Aceito encomendas. Faço principalmente caricaturas, mas outros tipos de arte tb. Se alguém se interessar.

  • Olá Nilton. Acompanho sempre o seu trabalho. Trabalho com camisetas e já prensei mais de mil blusas, porém, meu ultimo trabalho ficou extremamente abaixo da média. Acredito que seja por conta da umidade ambiental de 92% no horário da prensagem que estragou o processo. Deixa eu te perguntar. A cor preta pega bem em um poliester vermelho no caso de moda? Outra dúvida: Ouço sempre pessoas reclamando de pintinhas ciano aparecendo aleatoriamente no tecido. Acredito que seja residuo na prensa e temperatura alta. Me matei fazendo testes e não consegui eliminar. Outra coisa: descobri que mesmo colocando folhas e teflon protegendo a prensa, a tinta passa, pois após a prensagem de uma camiseta com bobinas de gramatura 90 de sulfite (são grossas), coloquei uma blusa sem proteção e a imagem anterior apareceu, ou seja, a prensa sempre suja.

    • Olá Igor, tudo bem?

      Você deve estampar sim sem problemas o preto sobre o vermelho em um tecido 100% poliéster. Com a utilização de um perfil de cores que vai dar total intensidade ao preto você deve ter uma boa cobertura.

      Recomendo fazer um teste em algumas amostras para ajustar o processo.

      Sobre as pintinhas, é preciso a analisar exatamente como são para encontrar a origem que pode ser desde falhas na impressão até contaminação no tecido.

      Em relação a prensa sujar, estou certo que o problema na verdade é o papel que está usando. Se usa sulfite, ele não tem nenhuma proteção que impeça que a tinta passe para o verso do papel e consequentemente suje a parte superior de sua prensa.

      O papel sublimático recebe um tratamento para que ele absorva o mínimo de tinta e para que isso não ocorra, o que garante que o máximo da tinta passe para o tecido e não fique nele.

      Grande Abraço!

  • Boa tarde!

    Estou pensando em entrar nesse ramo. Estou prestes a me aposentar, mas precisarei ainda complementar minha renda. Sei que em todo negócio a propaganda faz a diferença. Gostaria de saber se podem informar uma média de faturamento para quem está iniciando, E quais seriam os equipamentos necessários e de qualidade levando em consideração o custo x benefício. No caso pretendo investir, em produtos de azulejos, canecas, chaveiros e camisetas.

  • Boa tarde. Fiz uma squeeze com o tempo de 100 segundos e o papel grudou na garrafa como faco para nao grudar ma garrafinha de aluminium?

    • Oi Mariana, tudo bem?

      Geralmente isso acontece quando o tratamento do Squeeze não suporte muito tempo e temperatura.

      Recomendo que faça um teste usando 180°C e 70 Segundos.

      Grande Abraço!

  • Boa tarde
    Sublimação da pra rabalhar em produção de caixa de salgados? rende bem a tinta?
    Pelo que vi que você comentou é necessário deixar o papel de impressão 20 minutos antes de estampar, então teria que ter uns 100 papéis de sublimação para estampar em caixa.
    Alguma dica para sublimar em caixa de papelão de salgado que seja mais rápido?

    Obrigado !!

    • Olá Daniel,tudo bem?

      Temos um artigo que pode te ajudar a entender esse processo:

      Recomendo apenas avaliar o nível de personalização que deseja para suas estampas pois talvez seja mais interessante terceirizar a impressão dessas caixas.

      Grande Abraço!

  • bom dia !! estive vendo sobre impressoras … a Epson L 380 … nao e’ aconselhavel .. para impressao sublimatica ???

    agradeco ..

  • Como sublimar fita de cetim com imagem para uso em pet shop?

    • Oi Nerice, tudo bem?

      Faça um teste utilizando 200°C e 30 Segundos. Recomendo também que faça uma pré prensagem antes por uns 15 segundos. Geralmente o Cetim encolhe com o calor.

      Grande Abraço!

  • Olá, boa noite!
    Estou me interessando pelo tema sublimação e quero parabenizá-los pelo excelente trabalho realizado na área!
    Gostaria de saber de vocês qual a técnica e os equipamentos utilizados para a produção de rótulos adesivos (à prova d’água) para frascos e embalagens plásticas e de vidro, de diversos tamanhos e formatos, para cosméticos, produtos de higiene, como shampoos, condicionadores, hidratantes, perfumes, além de etiquetas adesivas personalizadas, para eventos, produtos congelados, para organização de ambientes, enfim, resumindo, como produzir rótulos e etiquetas, à prova d’água e de álcool (já que perfumes contêm álcool), com qualidade profissional? Desde já agradeço a atenção.

    • Oi Mônica, tudo bem?

      Acredito que uma das opções mais interessantes seja a impressão com Tinta Solvente.

      Uma boa opção pode ser a BN20 da Roland.

      Recomendo que contate a empresa para mais informações.

      Grande Abraço!

Comentar