a
a
HomePortal RespondePerfil ICC – Conquiste fidelidade em Sua Cores!

Perfil ICC – Conquiste fidelidade em Sua Cores!

Perfil ICC
Curta e Compartilhe:

Portal-Responde-impressora-epson-l355-l210 Perfil ICC – Conquiste fidelidade em Sua Cores!

Olá meu nome é Nilton e este é o Portal Sublimático, na verdade o Portal Responde número 28

Nosso amigos Luiz Kauffman levantou uma questão no artigo “O que você já deveria saber sobre a Impressora Epson L355 mas o mercado não te contou” e neste vídeo você vai compreender a importância do Perfil ICC, algo que o Portal ao longo de 2014 fez questão de cutucar muitas empresa e hoje já é uma realidade para as impressoras de pequeno porte, resolvendo problemas críticos na reprodução de cores. Clique aqui e veja os demais vídeos do Portal Responde

É um grande absurdo imaginar que os consumidores estavam se acostumando com o fato de não ser possível reproduzir em suas estampas cores como o cinza, preto, vermelho, azul e tantas outras. Como assim?

Exatamente! o consumidor brasileiro já estava achando comum não ter na paleta de cores da sublimação estas cores e mais, estava se acostumando com imagens sem qualidade, imagens avermelhadas, imagens amareladas, imagens esverdeadas e tantos outras imagens que deixam muito a desejar.

Graças a participação ativa de todos nesta luta, atualmente temos um mercado bem mais interessante do que se via no inicio de 2014, mas ainda temos muito trabalho pela frente. Em 2015 a cobrança será ainda maior e os resultado ainda mais positivos! As empresas que não se adequarem as exigências dos consumidores estarão fora do mercado #orangeattack

O perfil icc é um arquivo minúsculo que faz com que a impressora reconheça a tinta sublimática que não é original do equipamento e a partir daí consiga reproduzir com mais fidelidade tons de pele, o céu e o mar azul o preto do logotipo e o verde da natureza. O perfil de cores equilibra os tons e a saída de tinta, então além de fidelidade de cores temos também economia, já que este perfil icc joga a quantidade exata de tinta sobre o papel, uma economia que pode chegar a 20%. Pode inclusive reduzir muito aquele problema com os tracionadores, ou seja, aquele pontilhado preto na vertical.

O perfil de cores é feito especialmente para um modelo de equipamento, um tipo de tinta e papel, não é possível utilizar o perfil de uma Impressora Epson L355 com tinta sublimatica J-Teck e papel sublimatico Havir em uma Impressora Epson L1300 mesmo que ela trabalhe com a mesma tinta e papel da mesma forma que não é possível utilizar o mesmo perfil icc em uma Epson L210 com tinta sublimatica J-Teck e papel sublimatico Havir em uma Epson L210 com tinta sublimatica Sawgrass e papel sublimatico Havir.

Cada perfil de cores é feito especialmente para cada equipamento baseando na tinta e papel que está trabalhando. Na verdade esta questão de perfil icc é muito mais complexa que isto, mas se apenas este fator fosse realidade na sublimação pequeno formato  os problemas seriam reduzidos em mais da metade.

Esta cobrança deve ser constante tanto por parte do Portal mas também pelo consumidor, portanto, cobre seu fornecedor e exija soluções em relação as cores que não está alcançando e saiba da existência do Perfil ICC, pois se a empresa não souber o do que se trata não pode ser classificada como um bom fornecedor, desta forma repense se ele deve ou não continuar em sua lista de fornecedores.

Em 2015 nossa luta é por um mercado mais profissional, apenas desta forma os profissionais da sublimação poderão produzir com qualidade para seus clientes e assim profissionalizar a área. Em um ambiente profissional temos padrão, procedimentos  o alcance com qualidade, um produto maduro fechando um ciclo que hoje é completamente instável, sem padrão, confuso e de baixíssima qualidade!

O consumidor sofre por não saber de todas estas questões, como o mercado é pouco exigente por não ter conhecimento torna-se um mercado muito fácil para que as empresas vendam produtos de baixa qualidade. Entre 2013 e 2014 muitas empresas de sublimação surgiram no mercado e frustraram milhares de empreendedores e falindo milhares de sonhos.

2015 não será o ano das empresas de sublimação, será o ano do consumidor. Desta forma, muitas empresas de equipamentos e suprimentos para sublimação vão fechar devido a exigência do consumidor consciente e este mercado será fortalecido pela qualidade das que ficarão. Levante esta bandeira laranja #orangeattack

Curta e Compartilhe:
Último comentário
  • Bom dia Nilton. Eu até me cansei de solicitar ajuda sobre problema de cores que venho tendo desde a compra da minha Epson F6060. Veio o programa WASATCH, mas nunca me mandaram um técnico ou especialista pra me ensinar como funciona a calibração de cores e até hj apanho e tento solicionar de forma rustica e perdendo dinheiro e não sei o que fazer. A empresa é a F1. O unico que se mostrou interessado foi o Jair, mas ele não pode vir até SP me dar a aula. Não sei o que fazer. E assistindo a esse video seu, fico mais desanimado ainda, pq vejo que preciso saber sobre a calibração. Sou novo no mercado, tenho apenas 2 meses na area. Tudo é novo.

  • Muito bom esse artigo e video sobre perfil de cores.
    Infelizmente , já me desgastei com o fornecedor da minha plotter e hj tbem fornecedor da tinta (não tenho outra alternativa) nunca chegamos a uma plena satisfação de qualidade das minhas estampas. Na verdade a AKAD, ao meu ver, seria uma dessas empresas que deveriam sair do mercado.Nunca conseguiram me atender a contento.
    Gostaria de encontrar outras opções de perfil , assim como voces dizem que existem empresas que fazem isso no mercado e agradeceria se na sua lista de fornecedores pudesse constar esse serviço.
    MUITO OBRIGADA

    • Olá MARLI.
      Estamos atualizando as respostas dos comentários sobre os artigos do Portal Sublimático então, segue nossa resposta a sua questão:
      Entendo exatamente o que esta passando ou já passou para chegar em resultados satisfatórios e não os conseguir pois, realmente ficamos muito frustados com isso. O suporte do fornecedor do equipamento e da tinta são essenciais para resolver estas questões de maneira profissional e você deve insistir nisso pois, devido a grande variedade de tipos e modelos no mercado fica inviável procurar este suporte se não for do fornecedor/fabricante da tinta ou equipamento. A busca por resolver estas questões de forma particular é uma questão muito técnica e pode ter um alto valor para se resolver esta questão. Sucesso e até mais!

  • Ótima informações nilton
    Este arquivo poderia ser gratis
    Pelo valor que investimos em equipamentos
    E

    • Olá Flavio.
      Estamos atualizando as questões do Portal Sublimático e segue nosso parecer sobre sua colocação:
      Muito obrigado pelo comentário e participação em nosso canal de Sublimação Brasileiro. Sobre o arquivo ICC ele deveria ser fornecido pelo fabricante da tinta ou revendedor autorizado. Como o mercado encontra-se em faze de amadurecimento a nível de pequenos formatos vai encontrar uma certa dificuldade em encontrar empresas que prestam este suporte com as devidas configurações para otimizar a impressão sublimática. Com tudo, valeu a pesquisa para escolher o melhor atendimento. Sucesso e até mais!

  • Ola.bom dia.minhas estampas estao ficando avermelhadas depois de prensadas.bom vc falou de perfl de cores.meu fornecedor nao soube mer esponder.bom.minha pergunta.quero mudar de fornecedor.posso misturar a nova tinta com a antiga? Como faço? Tenho que esvaziar o tanque de tinta.tenho bastante tinta no tanque.se misturar ira perder a qualidade? Como instalo o perfil de cores….muito obrigado…valdete cirilo

    • Olá Valdete Cirilo.
      Estamos atualizando as respostas as questões do Portal Sublimático então, segue nosso parecer com relação a sua questão:
      Não deve misturar tintas de diferentes fornecedores pois, cada fabricante possui suas próprias bases de misturas que influenciam diretamente no resultado final dos trabalhos. Seria necessário a total limpeza do sistema para receber a nova tinta para não correr o risco de fidelidade de cores ,qualidade e entupimento da cabeça de impressão. A instalação do perfil de cores é simples pois, tratasse de um software que é instalado como qualquer outro em seu sistema operacional. O importante é que o seu fornecedor ou fabricante da tinta que esta utilizando lhe forneça este perfil com as instruções corretas de instalação e configurações necessárias para otimização de suas impressões. Sucesso e até mais!

  • Olá, Nilton, comecei a trabalhar com sublimação em caneca faz pouco tempo e seu canal tem sido fundamental para meu trabalho. O meu problema é que desde que comecei minhas canecas ficam com cor esverdeada e as rostos com um tom amarelado, minnha impressão era q a impressora não alcançava o tom certo. Acontece que meu fornecedor de caneca, papel e tinta não sabe desse perfil de cores… Me incentivou a fazer as artes no photoshop, me especializei no programa e as estampas continuam horríveis, fiz a configuração recomendada pelo fornecedor e nada. Minha dúvida é, como ele não sabe do perfil de cores e faz canecas linda para aniversario e casamento, como as que eu já vi em sua loja, é possível q meu problema seja outro…?

    • Olá Michelle, o programa carrega uma série de configurações feitas pelo usuário ou mesmo pré-definidas pelo usuário, a impressão diretamente do sistema operacional elimina qualquer uma destas configurações simplificando a impressão e em muitos casos aumentando a qualidade final do impresso. Na verdade o perfil de cores ICC solucionaria boa parte dos problemas relacionados a impressão e cores, como ainda não é uma realidade do dia a dia de quem trabalha com sublimação pequeno formato o que o usuário deve fazer é cobrar soluções de seus fornecedores. Não saber o que é perfil de cores mostra que o seu fornecedor está muito distante do mercado profissional de sublimação que buscamos no Brasil e mostra também que ele não está se atualizando para buscar alternativas para seus clientes, se ele estivesse pesquisando melhorias já teria ouvido falar sobre o assunto. Eu criei um passo a passo de como estampar canecas justamente para responder esta e tantas outras dúvidas que surgiram nos últimos meses, vamos verificar este primeiros passo e assim ver se de fato o problema é tinta ou papel. Caso tenha interesse faça o download do infografico/guia passo a passo e verifique se está prensando corretamente suas canecas. Sucesso e grande abraço: http://www.comoestamparcanecas.com.br

      • Boa tarde, Portal Sublimatico, infelizmente como vocês mesmo citaram, os fornecedores não tem, tanto o próprio perfil quanto interesse de busca-lo, acho que aqui por ser uma refencia para todos nós, a única solução viavel seria uma lista de fornecedores de perfil, pronto, já seria suficiente para solucionar, e nós sabemos que vocês tem um peso, pois vocês já se destacaram no cenario e são referencias no mercado. Vejam, a possibilidade dessa lista.

        • Olá Leano.
          Entendemos perfeitamente estas questões e dificuldades que todos nós enfrentamos neste mercado instável. Nossa maior luta hoje é para que o mercado entenda que os profissionais (nós) da sublimação já não aceitamos mais um serviço mais ou menos. Buscamos hoje o estado da arte na produção para que possamos nos dedicar a gestão do negócio, vendas, relacionamento e outras necessidades primordiais do negócio. Nossa Lista de Fornecedores esta a disposição para auxiliar na busca dos melhores fornecedores na relação custo x beneficio. Sucesso e até mais!

  • Me senti importante agora, rsrs! Muito obrigado pelo vídeo Nilton, ajudou bastante, vou já cobrar da empresa de tinta esse perfil, pois só compro deles desde que comecei a empresa! Sorte e sucesso no portal em 2015!

  • Por acaso o portal teria como fornecer algum icc pra T1110?

    • Olá Marcelo Ciacco.
      Estamos atualizando as respostas as questões do Portal Sublimático e segue nosso parecer quanto a sua dúvida:
      Cada perfil ICC é desenvolvido para um conjunto que compreende equipamento x tinta x papel e quem deveria fornecer o mesmo é o fornecedor e/ou fabricante da tinta. Sugerimos que procure pelo seu fornecedor e questione sobre este assunto para solicitar este suporte. Sucesso e até mais!

  • Ola! Qual impressora você indicaria? Você teria algum fornecedor de tinta e folha sublimática para indicar?

    • Olá Leandro.
      Os modelos A4 L220 e L365 são ideais para se trabalhar no formato A4 e os modelos T1110 e L1300 são indicadas para formato A3. Com relação a tinta e papel temos referencias no mercado como as tintas da americana Sawgrass e o papel fundo azul da fabricante Havir mas, caso queria comprar produtos e fornecedores/distribuidores que lhe atenda na sua região sugiro uma pesquisa na nossa Lista de Fornecedores Sucesso e até mais!

  • Nilton eatou com um graaande problema.
    Espero que voce possa me ajudar.
    Vamos la.

    Estou fazendo sublimacao em camiseta 100% poliester, fiz uma arte que eh toda preta o arquivo esta em formato rgb com 100% de preto e exportado em jpeg mas ao transferir para o material sai uma cor azul marinho/roxo
    Me ajuude por favor.

    Desde ja obrigado

  • Olá Nilton, tudo bem?

    Onde eu posso ter acesso a esses aquivos ICC caso esteja com problema nas cores e o fornecedor da impressora não saiba nem o que é isso, como o caso da moça aí em cima? Perdemos o equipamento sendo necessario comprar outro?

    • Olá Juliana Fonseca.
      O correto é o seu fornecedor/fabricante das tintas lhe fornecer todo o suporte, garantia, configurações, perfil de cores ICC e etc. Na falta deste suporte terá que ajustar sua impressão manualmente que não é uma tarefa simples pois, cada tinta tem suas características e cada equipamento tem suas configurações que dependem de alguns testes para serem otimizados. Sucesso e até mais!

  • Discordo, o perfil de cores deve ser criado no substrato e não no papel.

    O branco da caneca é um, do tecido é outro e etc.

    • Olá Marcio Gordiano.
      Se formos analisar a nível de otimização tendendo a 100% na questão de fidelidade de cores realmente o ideal seria gerar o perfil de cores relacionando equipamento x tinta x substrato. Porém, analisando a nível de pequenos negócios, que são a maioria dos consumidores do conteúdo do Portal Sublimático, onde a variedade de substratos pode facilmente atingir 300 a 400 tipos de substratos e multiplicando pelo valor de mercado da terceirização para se criar um perfil de cores que gira em torno de 400 a 600 reais por perfil criado, torna-se inviável para alguns negócios devido a custo x fornecedores de tintas. Mas, ainda assim, caso trabalhe com apenas um tipo de produto ex: canecas e consiga manter a padronização de produtos e fornecedores isto se tornaria bem interessante sim. Sucesso e um grande abraço!

  • Boa tarde, onde posso contratar o perfil de cores para minha impressora ?L355

    • Olá Annie.
      O Perfil de cores é fornecido ou deveria ser fornecido pelo seu fornecedor de tinta e papel. A sugestão neste caso é que entre em contato com o seu fornecedor de tinta e papel para solicitar o perfil de cores.
      Caso eles não disponibilizem o perfil para você então, deixe esta sugestão para o fornecedor. O perfil de cores é gerado por um especialista em tintas com um equipamento chamado espectrofotômetro e tem um custo relativamente alto para usuários ou donos de pequenos negócios de sublimação. Sucesso e um grande abraço!

  • Boa tarde! Entrei em contato com meu fornecedor da impressora e tinta e o mesmo afirmou não ser necessário este perfil para a impressora epson l355 pois o mesmo vem de fábrica da epson. Correto isso ou estou sendo enrolado?

    • Olá Edson.
      Se esta usando a tinta original esta correto esta informação mas, se esta utilizando tinta sublimatica então, o perfil de cores deve ser alterado bem como as configurações do software utilizado para o envio da impressão, de acordo com o seu fornecedor. Sucesso e até mais!

  • Bom dia,
    Primeiramente gostaria de parabenizar pela maravilhosa iniciativa de passar conhecimento e informação sobre uma área tão carente em informações como a sublimação.
    Tenho uma duvida relacionada a impressão da cor preta. Utilizo uma impressora EPSON L365 com tintas Sawgrass e papel sulink, porem no momento da retirada do papel, em artes principalmente que tenham fotos, a cor preta fica como uma mistura de marrom, e a imagem fica com as cores bem puxadas para SEPIA, já fiz varias alterações, algumas ate minimizando o efeito sépia, porem a cor preta não sai como esperado continuando com tons de marrom (sépia). Gostaria de saber se este é um problema decorrente de papel e tinta, ou perfil de cores ? Gostaria de saber também se existe algum fornecedor atual que fornece o perfil ICC de cores.

    Sucesso para toda a equipe do portal sublimatico !

    • Olá Fabiano.
      Muito obrigado pelas considerações. Realmente será necessário solicitar ao fornecedor da tinta o perfil de cores bem como as configurações necessárias para que funcione de acordo com o recomendado pelo fabricante. Sucesso e até mais!

    • Eu tenho o mesmo problema.

      Eles me enviaram o perfil de cores deles, mas não serviu pra nada. Sempre sai a foto puxada pro marrom.

      Me arrependi de comprar a sawgrass.

  • Olá Igor Bispo.
    Estes problemas ocorrem na maioria dos casos devido a NÃO utilização de um perfil de cores correto e a configuração necessária no software utilizado e: corel, photoshop, illustrator e etc.
    Solicite ao seu fornecedor de tinta o perfil de cores e configurações da tinta que você comprou. Sucesso e até mais!

  • Como descubro qual o perfil pra impressora epson xp214, tinta inktec e papel matte 108g? os pretos saem roxos e com pontos esbranquiçados.

    Abraço!

    • Olá Rodrigo Ribeiro da Silva.
      O perfil de cores é um programa que você instala em seu computador e configura no momento da impressão, inclusive no programa que vai usar para impressão. O correto é que o seu fornecedor das tintas sublimáticas lhe forneça este perfil gratuitamente, bem como as configurações do programa gráfico utilizado. ex: photoshop, corel, ilustrator . Sucesso e até mais!

  • Oi gostaria de saber se alguem ja conseguiu encontrar o perfil de cores ideal para epson l1300, que possa se assemelhar ao maximo as cores da epson t1100.Possuo as 2 impressoras sublimaticas. e o rosa da t1100 sai certo mais da l1300 sai puxado pro salmom.e as outras cores tbm, saem geralmente mais forte(verde,azul…)Uso a tinta sublimatica iktec, não sei se faz diferença.vejo que tem algumas lojas que dizem que vendem a impressora já com o perfil para download não sei se é verdade ou só propaganda enganosa

    • trabalho com corel x3

  • Olá, tudo bem?
    Estou tentando sublimar uma camiseta vermelha em poliviscose mas ela queimou. Baixei a temperatura e o tempo mas as cores ficaram fracas. Não sei mais o que fazer, é a primeira vez que uso poliviscose e preciso entregar essa encomenda. O que você me sugere? Sabes um tempo e temperatura ideal pra esse tipo de tecido?

  • SOCORRO !!! MINHAS IMPRESSÕES ESTÃO AVERMELHADAS
    Epson L365 bulk ink , ora saem esverdeadas que corrijo com limpeza de cabeçote mas agora estão vermelhas e nada resolve, nem limpeza, nem mexer no RGB , não posso confiar na impressora pois nunca sei se dará certo, por favor me ajude

  • minha impressora parou de imprimir as cores certas de um dia pro outro . o que aconteceu? comprei uma nova e ficou do mesmo modo da antiga imprimindo errado. ja formatei o pc . instalei tudo de novo e nada.

  • Boa tarde,me ofereceram tintas sublimaticas mizink mas sem o perfil de cores. Voces teriam o perfil de cores para o epson C110 usando uma tinta mizink. Poderia comentar sobre essa tinta. Grato.

  • Oi tenho uma impressora xp 214, qual perfil de cores ICC devo usar selecionei xp 210_r , será que ta certo? agradeço a ajuda

  • Olá…a minha é uma epson L1300 e quando comprei o fornecedor me enviou o perfil da L 355, eu questionei sobre o perfil e o mesmo disse que serve para a L1300…será que é verdade??

    • Olá Atovila,tudo bem? Sinto muito te dizer mais isso não é verdade. O perfil de cores precisa ser específico para cada equipamento.

      O ideal é você entrar em contato com a empresa e solicitar o perfil correto para a L1300.

      Grande Abraço!

  • Olá gosto muito do portal e já me solucionou muitas duvidas. Seguinte estou tentando sublimar uma caneca branca com arte preta e na lateral está saindo algo como um queimado. Perfil de cores tá ok. Já perdi 2 canecas e não sei o que fazer para entregar meu produto.
    Abração e parabéns pelo portal.

    • Oi Andréia, tudo bem? Obrigado por seu feedback.

      É preciso analisar a origem desse queimado, se o tempo ou a temperatura está muito alto ou se é alguma falha na impressão.

      Por gentileza, envie mais informações sobre as configurações que está utilizando.

      Grande Abraço!

  • Boa tarde,

    estou com problema para sublimar as cores como azul bebê, pink. Tenho uma Epson L375 e as tintas são da Sulink, falei com eles sobre o perfil de cores e disseram que não tem porque as tintas já são preparadas no padrão Epson. Liguei na J-TECK para saber se as tintas deles tem perfil de cores para a minha impressora e disseram a mesma. É um pouco complicada e confusa essa situação, pois, vocês profissionais da sublimação orientam a solicitar o perfil para o fornecedor, aí o mesmo diz que não tem o perfil. Se alguém puder me indicar alguma marca/loja boa para comprar as tintas já com o perfil, de preferência em Curitiba/PR ou se não o site mesmo. Agradeço.

    • Olá Lucas, tudo bem?

      Infelizmente ainda temos essa grande confusão em nosso mercado e algumas empresas não se importam com um suporte adequado em relação ao perfil de cores.

      Pesquise na Paint Color. É uma empresa que gerou o perfil de cores para suas tintas e que tem apresentado ótimos resultados.

      Grande Abraço!

  • Boa Tarde Nilton, tenho uma epson l355 e não tenho o perfil icc, e as impressões ainda estão avermelhadas. Gostaria de uma orientação, como baixar o arquivo e instalar.

    • Olá Irmão Paulo, tudo bem?

      É preciso contatar o seu fornecedor de tintas e solicitar a ele o perfil pois o perfil de cores deve ser adequado para suas tintas e papéis.

      Caso ele não tenha o Perfil e não tenha uma configuração que possa te ajudar a melhorar seus resultados, recomendo a troca de suas tintas.

      Grande Abraço!

  • comprei uma l375 e tinta j-teck mas não estou conseguindo as cores desejadas o preto praticamente consigo ver o fundo da folha …alguém pode me ajudar>??

    • Olá Rodrigo, tudo bem? Obrigado por seu contato.

      Infelizmente o que vai garantir sua impressão com fidelidade é o uso de um perfil de cores adequado.

      Recomendo o Contato com a empresa solicitar o perfil.

      Grande Abraço!

  • Tenho uma L455 com tinta para sublimação preciso do perfil ICC da l455 por favor me ajude

  • Olá amigos!! Estou com um grande problema com as cores da impressão devido a versão do Corel. Eu usava o Corel X3 versão 13 e para converter as cores era muito simples: “bitmaps”, “converter em bitmap”, escolhia RGB ou CMYK e tudo funcionava (cores perfeitas)! Agora estou usando a versão X7 do Corel e esse processo não funciona mais. Uso esse recurso pois tenho muitas imagens mescladas entre cmyk e rgb e dependendo do trabalho que vou realizar, o padrão de cores modifica pela minha necessidade…Agradeço muuuito se me responderem pois estou com grande dificuldade para ajustar isso na nova versão que estou utilizando…Muito obrigada!!

  • Boa tarde, antes quero parabenizar a equipe do portal sublimático pelo seu trabalho, estou aprendendo muito.
    Quero iniciar o trabalho com sublimação, já comprei o curso e ao poucos estou adquirindo conhecimento, nos próximos dias quero adquirir uma prensa térmica a qual já escolhi (38×38 da yguaçu), agora preciso de uma orientação e onde encontrar a impressora+tintas+papel e perfil de cores, pensei de comprar a L220 ou a L375, o que me dizem e qual fornecedor escolher?

    • Olá Valdir, tudo bem?

      Dentre os modelos de impressoras, ambas são recomendadas para Sublimação e acredito que irão te atender totalmente.

      A recomendação é que pesquise por empresas que possam te fornecer além dos equipamentos e também suprimentos, o perfil de cores adequado para as tintas.

      Peço a gentileza de enviar suas dúvidas através da Central do Aluno pois assim conseguimos responder sua dúvida com mais precisão.

      Grande Abraço!

  • Olá pessoal, lendo alguns dos comentários não pude deixar de colocar minha opnião sobre o assunto.
    Como o próprio post relata “Cada perfil de cores é feito especialmente para cada equipamento baseando na tinta e papel que está trabalhando. Na verdade esta questão de perfil icc é muito mais complexa que isto, mas se apenas este fator fosse realidade na sublimação pequeno formato os problemas seriam reduzidos em mais da metade.” preciso acrescentar ainda fatores como substratos, prensas, tempo e temperatura. Por isto digo que solicitar um perfil para o fornecedor de tinta não resolveria o problema, continuaria sendo genérico, como o perfil deve levar todo o processo em consideração ele deve ser feito no local, individualmente, para ser o mais acertivo possível. Obs. não sou revendedor de tintas.

Comentar