a
a
HomeSublimaçãoTipos de Tecidos para Sublimação – Veja Aqui algumas Sugestões!

Tipos de Tecidos para Sublimação – Veja Aqui algumas Sugestões!

tipos de tecidos para sublimação
Curta e Compartilhe:

tipos de tecidos para sublimação

Neste Artigo eu separei algumas informações importantes sobre tipos de tecidos. Se você já trabalha ou pensa em trabalhar com sublimação saiba desde já que o tecido é extremamente importante para capitalizar o seu negócio.

Todos os tipos de tecidos são comprados por metro e vendidos por você por centímetros, isto porque quando você estampa um tecido ele  pode ser costurado e se transforma em uma infinidade de produtos.

Você não precisa entender sobre os tipos de tecidos neste primeiro momento, mas saiba que é muito importante estudar sobre o assunto e inclusive pensar seriamente em um Curso de Costura.

Nós vamos conversar sobre a composição de 5 tipos de tecidos para sublimação e compreendendo isso, você poderá buscar no mercado os mais variados tipos dependendo da sua necessidade e aplicação, sempre se baseando na composição dos tipos de tecidos e não em seu nome.

Neste vídeo eu trago informações voltadas para camiseta como por exemplo o Tecido PA, Tecido PV e o Tecido PP. Parece até  a língua do P ou um trava língua. Me acompanhe até o final e conheça 5 tipos de tecidos, suas composições e saiba como a estampa fica em cada um deles.

 

É muito importante que você saiba que a sublimação acontece perfeitamente em tecidos 100% poliéster, portanto, quanto menos poliéster um tecido tiver em sua composição, menos cores vivas você terá na estampa final.

Como Estampar Camisetas

Por exemplo, se um tecido possui 67% poliéster e 33% de viscose, eu sei logo de cara que a estampa final não vai ficar tão viva como em um tecido 100% poliéster, porém vai ficar melhor do que a estampa em um tecido 50% poliéster e 50% algodão por exemplo.

O foco não é nome dos tipos de tecidos e sim sua composição. Os nomes do tecidos para sublimação podem variar de região para região e não é a forma  mais interessante para quem está começando, é importante que entenda que um tecido natural como algodão a sublimação direta não ocorre e em um tecido sintético como o poliéster a sublimação tinge a fibra do tecido.

E quanto tempo esta estampa pode durar? Eu posso dizer que esta estampa feita por sublimação, onde os fios do tecido foram tingidos, vai durar o tempo que o tecido durar, a sublimação não é como o transfer que fica superficial.

Como eu disse, a sublimação tinge o tecido, transfere a tinta do papel para os fios. É claro que um grande inimigo será o sol. Ele pode agredir ao longo do tempo o tecido estampado tenha um desgaste maior nas costas do que na frente de uma camiseta por exemplo.

Em outro vídeo vamos conversar mais sobre outros tipos de tecidos como o algodão e sobre tecidos coloridos e a sublimação, neste artigo aqui, eu gostaria de chamar a atenção para 5 tipos de tecido que eu estampei para que possa visualizar o acabamento de cada um deles e algumas composições interessantes para o seu negócio.

A minha prensa foi configurada para 200 graus e 40 segundos. Embora um tempo alto todos os testes anteriores foram feitos dentro desta configuração para que eu possa ter referencias e para que você possa ter ideia do que ocorre com o tecido dentro destas condições.

 Vamos aos Tipos de Tecidos

Este é um tecido 100% poliéster, neste caso aqui eu utilize a helanca light, também conhecida como helanquinha ou mesmo cacharrel, é um tecido com um acabamento vivo e vibrante. Este tecido é muito utilizado em uniformes esportivos.

tipos-de-tecidos-helanca tipos-de-tecidos-helanca2

Este outro tecido também é 100 % poliéster, porém foi processado de outra forma e possui um toque bem diferente, um pouco mais pesado, porém muito semelhante ao toque ao Tecido PV, um tecido muito popular e que se não conhece vai conhecer agora.

tipos-de-tecidos-pp tipos-de-tecidos-pp2

O Poli Viscose, conhecido como PV é um tecido com 67% poliéster e 33% de viscose muito utilizado em uniformes escolares. A viscose é uma fibra artificial de celulose e o resultado final é uma estampa estonada, ou seja, mais lavada se comparada a um tecido 100% poliéster.

O PV pode amarelar um pouco, compactar e, portanto ficar com um toque um pouco mais pesado.

tipos-de-tecidos-pv tipos-de-tecidos-pv2

Neste outro tecido, temos uma composição de 67% poliéster e 33% de algodão, o acabamento é muito parecido porém ao invés da viscose eu tenho o algodão, contribuindo bastante para o toque e conforto. Este tecido pode perder um pouquinho a tonalidade depois da primeira lavagem  por conta do algodão.

tipos-de-tecidos-pa tipos-de-tecidos-pa2

Por fim, e não menos importante, este tecido tem um apelo ecológico, conhecido como PET. É importante lembrar que existe tanto o PET para decoração quanto o PET para a produção de camisetas, como este aqui, que possui 50% de poliéster, fios produzidos a partir da reciclagem de garrafas PET e 50% de algodão, formando uma camiseta com toque e conforto bem interessante, porém ainda mais estonada que os demais exemplos de tecidos mistos mostrados antes.

tipos-de-tecidos-pp tipos-de-tecidos-pet2

Lembre-se que mesmo um tecido estonado, ou seja, mais apagado ele por ter um aplicação interessante no mercado como a moda, por isso a importância de compreender muito bem sobre o seu nicho, produto e cliente.

Um tecido estonado pode ser lixo para algumas aplicações como o promocional, mas pode ser luxo em aplicações como a moda, e agora você conhece um pouco mais sobre estes 5 tipos de tecidos, compreendeu  a importância de saber a composição deles e sabe como a estampa fica em um tecido 100% poliéster e em tecidos mistos.

Fique a vontade para comentar logo abaixo e se inscrever no canal se estiver vendo este vídeo pelo Youtube e curtir a Fanpage do Portal caso esteja acessando via Facebook. Caso esteja acessando através do próprio Portal, se inscreva na newsletter para receber informações do seu interesse.

Sucesso, um grande abraço e até mais!

Curta e Compartilhe:
Último comentário
  • boa noite marcos!!!!!como faço entao para sublimar no pv e ficar com boa qualidade? outra coisa to querendo estampar canecas de plastico como faço na presa comum????

    • Olá Elvie.
      O ideal para sublimar e obter cores vivas e vibrantes é o tecido 100% poliéster, do contrário vai ter cores na mesma porcentagem do poliéster contido no PV. O resultado final é uma estampa opaca devido as fibras de viscose não ser sublimadas. Sucesso e até mais!

  • Olá portal!
    Vcs poderiam me informar se existe algum tipo de tecido PP que possa produzir camisetas estampadas e que não seja tão transparente quanto os que tenho visto até então?

    Grato.
    Marcos

    • Olá Marcos Almeida.
      Este “transparente” é do tecido que não tem a qualidade que espera. Troque de fornecedor ou até mesmo tente fazer parceria com costureiras e assim você pode criar sua própria modelagem e comprar o melhor tecido para otimizar o seu produto. Sucesso e até mais!

  • Olá, agora estou mais a parte dos tecidos que temos para sublimação.

    Obrigado. Boa sorte…

  • tehno muito tecido oxford como ficaria a sunrimação aguardo resposta

    • Olá Rosana Praxedes.
      O tecido oxford é excelente para sublimação. User sem moderação. Ex: Sacolas, Capas de almofada e etc. Sucesso e até mais!

      • bom dia. eu estou tentando sublimar em oxford mas sai apagdo. coloco uma pressão forte a 30segundos e 200 graus, mas mesmo assim ñ sai tão viva a cor.

  • Parabéns e obrigado pelas informações valiosas desse artigo.Eu fasso pequenos trabalhos de estampas em camisetas e os seus comentarios so me motivam a investir um pouco mais e seguir em frente com a sublimação.

    Valeu mesmo!!

    • Olá Luciano Oliveira.
      Escolha um nicho. Estude a técnica necessário para atingir a qualidade necessária do produto que pretende oferecer. Crie sem dor de cabeça. Um dos principais focos deve ser a venda e administração das finanças pois, a produção depende de um procedimento que nós do Portal Sublimático lhe oferecemos gratuitamente ou em forma de cursos online e presencial: http://portalsublimatico.com.br/curso/ Sucesso e até mais!

  • Boa tarde,

    Poderia me dar uma ajuda para escolher uma impressora boa para impressão sublimática e outra para pigmentada? Para a sublimática pensei na EPSON T1110 A3 e para a Pigmentada Impressora jato de tinta A3 HP OFFICEJET 7110 EPRINTER, o que acha?

    Obrigada.

    • Olá Dacksani Almeida.
      Nosso foco é a sublimação então, os medelos A4 seriam L220 e L365 e A3 a L1300. Sucesso e até mais!

      • É possível transformar a hp7110 para imprimir tecidos?

  • Cara este foi um dos melhores videos do canal ( aquela aula com a textranfer tbm foi otima), valeu mesmo,tirou muitas duvidas minhas, mas só tenho uma. Cara quero trabalhar com camisas 100% algodão. o que eu faço agora em? sei que posso usar filmes de recortes como o da siser, mas será que tem tbm outras alternativas ? sem ser imprimir direto no tecido é claro ( CARO kkkk ).

  • Muito interessante!! Saber sobre a composição facilita na hora de comprar,pois podemos pedir o tecido pela composição do material.
    Agora eu gostaria de saber sobre tecidos transparente para sublimar. Tem como fazer isso?
    Existe este tecido capaz de suportar a sublimação?
    Grata.

  • Se usar o OBM como base, posso estampar em qualquer tecido escuro?
    Estou pretendendo confeccionar minhas camisetas e estou na dúvida de qual tecido usar.
    Já confecciono as brancas 100% poliester e gostaria de passar para as coloridas , mas estou na dúvida de qual tecido usar. Grato.

  • Amigo, estou querendo sublimar em camiseta dry fit poliamida com tratamento uv e antibactericida. O que me diz? Tem experiência neste tipo de material?
    Outra duvida, minha prensa mesmo com pouca pressÃo, esta marcando muito o tecido no formato da prensa, tem alguma dica?

    Obrigado!!!

    • Olá Marcos.
      Quanto ao tecido é perfeitamente possível, uma vez que trata-se de um tecido sintético mas, a indicação é fazer um teste com retalhos do mesmo tecido, inclusive com relação as lavagens para ter certeza da compatibilidade. Sucesso e até mais!

    • Gostaria de saber se pega em poliamida tbm sublimação

      • Olá Jade, tudo bem?

        A Poliamida não é um tecido recomendado para Sublimação pois a tinta sublimática não “ancora” nas fibras do tecido e acaba migrando em pouco tempo perdendo a qualidade.

        Grande Abraço!

  • boa tarde, descobri esse portal e estou precisando de uma orientação, vocês podem passar o passo a passo do tempo para sublimar uma camiseta, equipamento 8 em 1 da multivisi.

    Obrigada

    Marilia

    • Olá Marilia Dias Domingues Ferreira.
      Cada prensa possui suas características e configuração ideal, cabendo ao seu fornecedor lhe dar o suporte com relação a configurações e garantia. Basicamente, para camisetas, a configuração seria 200°C / Pressão leve para média / 30 a 30 segundos dependendo da prensa. Sucesso e até mais!

  • Opa, sou estudante de design gráfico e estou querendo criar uma marca para produzir e vender as minhas ilustrações. Quero trabalhar só com sublimação, porém achei o tecido PP transparente demais para as camisas femininas. Então gostaria de saber qual tecido é melhor para este trabalho e menos transparente?
    Desde de já obrigado.

  • Olá, Boa noite.
    Comprei uma camisa de 65% poliéster e 35% algodão, posso estampar em sublimação? Minha arte não tem cores, é Preto e Branco

    Grata Mariana.

    • Olá Mariana Argondizo.
      O resultado será 65% dos fios do tecido tingidos pela tinta sublimatica. Caso a ideia seja uma estampa “estonada” com cores mais opacas então vai conseguir estampar o preto mas, o branco somente em camisetas brancas pois, não existe tinta sublimática branca. Estampando em uma camiseta branca a base branca será a própria camiseta. Outros tecidos onde a arte for branco vai ficar com a cor da camiseta. Sucesso e até mais!

  • Olá..
    Estou estudando sobre o assunto, a sublimação é restrito apenas para Poliester? Ou em outros tipos também funcionam ?
    Na composição, tem sempre a necessidade de ter poliester ?
    Grato

    • Olá Rogerio Suzuki.
      Exatamente. A Sublimação necessita de uma base 100% poliéster, de preferencia com fundo branco, para que ao estampar as cores contraste com o fundo branco e revele cores vivas e vibrantes. Vai conseguir estampar tecidos mistos ex: 50% poliéster 50% algodão ou 67% poliéster 33% viscose mas, você só terá 67% de nitidez da estampa pois, a tinta só vai tingir a porcentagem de poliéster. Além das camisetas, outros produtos necessitam de um tratamento com uma resina a base de poliéster para servir de base para a tinta sublimática. Sucesso e até mais!

  • Prezado

    Em um tecido de Poliscose tubular, consigo a sublimação direta!?

    Obrigado pelas dicas

  • mas a tinta também contribui para com o tecido? QUAL A MELHOR TINTA SUBLIMÁTICA PARA MALHAS 50% POLIESTER E 50% ALGODÃO?

    • Olá Sara Sampaio.
      A dica é sempre usar tintas de procedência industrial, suporte e garantias de fabrica. O resultado final vai depender também dos outros produtos e do processo realizado da forma correta configurando tempo x temperatura x pressão. Sucesso e até mais!

  • Olá! Eu gostaria de saber se é possível estampar com boa qualidade em uma malha 96% viscose 4% elastano? Qual seria o melhor método? Sublimação?

    • Olá Lígia.
      Sim. Apenas tem que se atentar a forma de estampar que requer mais cuidado com o transfer sobre o tecido para não criar sombra mas, pode usar fita térmica e spray 88 colorgim para evitar esses efeitos “fantasma” na estampa. Faça testes em retalhos destes tecidos antes de começar a fazer a peça final para não perder material. Lembrando que a cor ideal é o branco mas, pode fazer outros testes com cores claras. Sucesso e até mais.

      • Ok, muito obrigada pela informação!

  • Bom dia, muito bom o artigo.
    Gostaria de saber se é possível estampar em malha Viscolycra. Obrigado.

    • Essa também é a minha dúvida!?

  • Boa tarde!

    É normal a estampa passar para o outro lado da camisa? Como fazer para isso não acontecer? Minha prensa tem um trilho, onde não é possível vestir a camisa na base e eu não queria colocar papel no meio para não perder tempo. O que posso fazer?
    Outra dúvida, quando faço sublimação na frente e nas costas da camisa, o lado que já está sublimado suja a base da prensa, o que eu posso fazer? Isso é normal?

  • como eu faço para estampa em camisa 100% algodao
    qual tinta devo usar??
    qual impressora vc recomenda usar na malha 100% algodao?

  • Olá pessoal do portal!!! salve!!
    seguinte, eu queria saber se existe algum tipo de tecido poliéster branco que não seja tão transparente quanto os que encontro no mercado aqui em Manaus-AM?

    grato.

  • Bom dia , estou começando com produtos sublimáticos agora . Gostaria de saber se consigo estampar em um tecido de 80% polister e 20% viscose ? se ficaria uma estampa boa.
    Obrigado .

  • Olá, fiz essa pergunta no facebook, mas talvez aqui seja mais adequado. Quero fazer uma série de camisetas de alta qualidade e as que encontrei 100% poliester (até comprei pra conhecer o produto) não me agradaram, são muito finas e transparentes.
    Continuei a pesquisa buscando as esportivas, dryfit, drypet e as q me pareceram legais (PET DRY EXTREME COOL, ainda não comprei peça teste) são de poliamida, Vc sabe se elas servem pra sublimação? Não perdem o fator de proteção UV ao serem processadas na prensa térmica? Obrigado!

  • gostaria de iniciar fazendo etiquetas para identificacao de roupas de crianca, e de plasticos, tipos etiquetas label me. oque vc me indica para comprar? lembrando que a cliente é quem vai fazer a aplicacao em casa com o ferro de passar. obrigada

  • Bom dia
    estou com dificuldade de encontrar camisetas com algodão com poliéster, alguém conhece onde comprar?
    Agradeço
    Adriana

  • Boa tarde. Trabalho com uma MIMAKI TS3-1600 e queria que as cores estampadas se igualhassem a tecidos coloridos(ex.: uma camisa com corpo amarelo de sublimação e com mangas amarelas de tecido amarelo de fábrica). Teria alguma dica ou se é possível adquirir cores mais vibrantes e menos opacas(essa é minha dificuldade, as cores não ficam vibrantes e profundas)??

  • Bom dia, estou querendo iniciar um negocio de estampar camisetas, insumos e brindes tando em tarnsfer como sublimação, gostaria de algumas dicas sobre impressora e prensa térmica papeis, tintas etc.

  • ola,
    queria saber como fica a sublimação em tecidos 100% algodão

  • ola,
    a impressora Epson Multifuncional L365 com Bulk é boa para sublimaçao ? ela é igual a Multifuncional Epson Jato de Tinta EcoTank L365 ?

  • Olá gastaria de saber se camisetas compostas por 95% Viscose 5% Elastano ou a malha penteada serve para sublimação?

  • Bom dia! Quero produzir roupas de ciclismo e vejo alguns fabricantes utilizando poliamida e sublimando, como conseguem fazer assim?
    Resolução legal e qualidade boa, tem alguma poliamida em específico que devo utilizar?
    Obrigado

    Segue exemplo: https://www.mynd.com.br/ciclismo/ciclismo-masculino/bretelle-ciclismo-masculina/bretelle-para-ciclismo-masculino-brt-mg1-849.html

  • Boa tarde Nilton, encontrei vcs fazendo pesquisas sobre sublimação.
    Estou iniciando um negócio com o meu pai utilizando uma máquina que ele adquiriu um tempo atras e usou muito pouco.
    Ele tem uma Sun Special SS 117B Modelo SS 62. Acho que já saiu de linha, pois já procurei informações no site sobre ela e não encontrei. Tb tenho uma Epson T1110.
    Bom, queria mesmo saber se o portal tem aulas para iniciantes no ramo de sublimação em camisetas. E o que eu posso fazer com a máquina além de sublimar camisetas.
    Aguardo resposta.
    Obrigada.

  • Boa tarde ,

    -Tenho uma confecção e gostaria de ter estampas exclusivas em meus produtos , mas só utilizo poliamida com elastano.
    As composições são 85% poliamida e 15 % de elastano ,chegando a 80% pol. por 20% de elastano.
    -A poliamida embora sem a mesma intensidade de cores do poliester tem solidez a lavagem,suor,sol,etc…
    -Qual a diferença de solidez entre poliester e a poliamida.

    Grato,

    Gilberto

  • Boa tarde !

    Poderia indicar sites que vendam em quantidade a composição de 67% poliéster e 33% de algodão ?

  • Gostaria de saber se aumentando a saturação da imagem é possível melhorar a qualidade da estampa em malha PA, para não ficar tão opaca. Parabéns pelo blog excelente trabalho.

  • Estou começando e sou novo nesse campo de sublimação gostaria de saber se tem como sublimar lycra , sei que pra sublimar tem que ser tecido de tonalidade clara gostaria de saber se tem como sublimar lycra preta?

  • Boa tarde. Consigo sublimar em Musseline? diz que a compsição é 100%poliester.
    Obrigada

  • oi boa tarde!gostei bastante, da explicação, me ajudou muito

  • olá Quero fazer camisetas de times de futebol amador, e qual tecido seria o mais indicado ? procurei no mercado o tal do dry fit, porém os que achei um tecido caro e bem similar ao polyester… será que o helanca light é o mais indicado ?

  • Posso sublimar um tecido 50% poliéster e 50% algodão??

  • olá, por favor. como faço para estampar em tecidos de elastano com viscose?

  • Olá trabalho com sublimação e estou a procura de um tecido forme para produção e ecobags…qual seria o melhor?

  • Bom dia
    Excelente matéria!!
    Gostaria de saber qual composição serial ideal com toque suave e boa qualidade na estampa para fazer cuecas sublimadas.
    Obrigado

    • Olá Chandler, tudo bem? Existem vários tipos de tecidos que possuem 100% de poliéster em sua composição e por isso o mais recomendado é ir até uma confecção e avaliar pessoalmente o toque de cada tecido e ver qual é o mais agradável. Com amostras em mãos é interessante fazer alguns testes para avaliar a qualidade da estampa. Grande Abraço!

  • Olá amigos gostava que me ajudassem a darem me uma dica sobre fornecedores de poliéster para puffs de várias cores.
    Obrigado

    • Olá Jorge, tudo bem?

      Acredito que você possa entrar em contato como a empresa AF Malhas e também Nath Confecções para pesquisar sobre os produtos que necessita.

      Essas empresas fornecem produtos de alta qualidade e certamente poderão te ajudar.

      Grande abraço.

  • 85% algodão nao dis a outra composição e dificil ne eu consigo sublimar

  • Ola Amigos alguem pode me dizer se o pano bember pode ser sublimado

    Obrigado

    • Olá Francisco, tudo bem?

      Fiz uma pesquisa sobre a composição do tecido e notei que a composição é 100% poliéster.

      Mesmo assim é importante realizar alguns testes em relação a resistência do tecido a altas temperaturas. Portanto, lembre de proteger a prensa na primeira estampagem.

      Grande Abraço!

  • Olá boa noite!

    Tudo bem Nilton, gostaria de saber se é possível sublimar viscolycra?
    fico no aguardo, um grande abraço e sucesso.

    • Oi Cristina, tudo bem?

      Não é possível sublimar a viscolycra pois ela não possui poliéster em sua composição. A composição desse tecido é geralmente vicose e elastano.

      Grande Abraço!

      • e a viscolycra suporta prensa termica para estampar com transfer por exemplo? a duvida fica por conta do elastano em sua composição.

        • Oi Laíze, tudo bem?

          O Elastano até que vai suportar a temperatura mas você terá problemas na transferência pois a tinta sublimática não ancora nas fibras da viscose.

          Recomendo um teste com alguns tipos de tecidos que sejam de poliéster com elastano. Talvez você encontre os resultados que busca.

          Grande Abraço!

  • Ouvi falar que o tecido POLIAMIDA também funciona muito bem. Isso procede? Obrigada!!

    • Olá Raissa, tudo bem?

      Ao Sublimar poliamida você pode ter um bom resultado porém rapidamente a estampa começará a migrar e logo ela ficará com um péssimo aspecto.

      Grande Abraço!

  • Ola gostaria de saber qual é o melhor tecido para sublimação de chinelos tanto para brilho como para o corte nas facas do molde

  • Oi! Preciso muito de ajuda. Estou com projeto de abrir uma confeccção de Tshirts, me precipitei e comprei a impressora jato de tinta, prensa e etc. Porém, logo de cara, antes de saber das informações de tecido, mandei fazer um lote muito grande de Tshirts em VISCO, pois présuponho ser um tecido mais macio, e agora que investi alto valor na máquina e em tecidos? Existe alguma maneira de fazer com que a sublimação fique de melhor qualidade/ resolução?! Alguma tinta ou algum truque.. Aguardo! Obrigada!!!

    • Olá Patricia, tudo bem?

      Não conheço nenhum método que vá melhorar a sublimação direta na Viscose.

      Acredito que você possa procurar trabalhar com filmes de recorte e impressão para produzir o lote de produtos que você já tem em mãos.

      Clicando Aqui você pode ver um Artigo especial Sobre os Filmes de Recorte.

      Grande Abraço!

  • Olá, estou pesquisando a algum tempo mas não encontro a resposta para uma pergunta bem direta: É possível estampar em SEDA PURA (no caso Pongê 5 e 8 são os mais utilizados)? Pelo que li percebi que a sublimação não é o caminho, mas não consegui achar nada referente a esse tipo de tecido em especial. Sempre que pesquiso algo, principalmente em inglês, acho referências a “silk screen”, o que não é o caso.
    Minha esposa faz pintura a mão livre em seda para echarpes e lenços, mas gostaria de imprimir padrões e estampas no computador e transferi-las diretamente para a seda já que trabalho com informática e fotografia.
    Se for possível que tipo de equipamentos e insumos seriam necessários para isso? Preciso de uma luz sobre o assunto.
    Grato pela ajuda.

    • Olá Mauricio, tudo bem?

      É preciso se ater a composição do tecido. A sublimação só ocorre em tecidos com poliéster em sua composição.

      Sendo a Seda Pura um tecido que não é sintético não será possível realizar a sublimação diretamente sobre ele.

      Grande Abraço!

      • Obrigado pela resposta. Você teria conhecimento se existe algum outro processo (que não seja o silk-screen) que poderia funcionar para estampar em seda?

  • Olá pessoal.
    Gostaria de tirar aqui algumas dúvidas sobre a estamparia digital em tecidos no que diz respeito ao fio que vira e mostra o avesso.
    Estou falando de estamparia corrida com transferencia em calandra.
    Algumas bases apresentam este problema. Voces teriam alguma indicação do tecimento ideal para que isto nao aconteça?
    obrigada
    Vanda

  • Bom Dia!

    Os videos de vocês são show, tenho aprendido bastante, como sou leigo no assunto tenho uma duvida, sei que no tecido de algodão a imagem fica estonada, mais a minha pergunta é essa imagem com a lavação ela tende a sair ou fica no tecido como se fosse uma 100% poliester? Obrigado desde ja pela atenção

    • Olá Danilo, tudo bem? Obrigado pelo feedback.

      Em tecidos 100% algodão assim que for realizada as lavagens a tinta vai sair pois ela não ancora no tecido.

      Grande Abraço!

  • Boa tarde!
    tecidos 100% poliamida também podem ser sublimados?
    quero fazer no tecido chamado liganete, aquele geladinho!

    grata,

  • Olá, vocês recomendam fornecedores? Tenho imensa dificuldade em achar bons fornecedores de tecidos com boa qualidade, já tentei uns 8 e todos são ruins, transparentes.

  • Boa noite, Tudo Bem com vocês??

    Estou fazendo uma serie de pesquisas referente a sublimação, vi que o tecido precisar ter em sua composição o Poliéster, mas vi em outros lugares que o sublimação é para tecidos sintéticos. Gostaria de Saber se a Sublimação é indicada para poliamida, Viscose ou Suplex??? sei que a sublimação não fica boa em tecidos escuros, mas e se a estampa for toda branca em um tecido de Poliester ou Viscose Preto?
    Para eu estampar em tecidos de algodão, basta eu utilizar tinta normal, papel transpor e a Prensa Termica?

    Para usar a tecnica de sublimação em copos, canecas, squeeze e outros eu mesmo consigo aplicar a resina de poliester?

    Aguardo Contato.

    • Olá Bruno, tudo bem?

      A Sublimação não é indicada para a poliamida pois a tinta não “ancora” nas fibras e depois começa a migrar perdendo a qualidade da estampa. A viscose também não pode ser sublimada pois o efeito nela é semelhante ao algodão.

      Em relação ao Suplex, existem algumas composições de suplex com poliéster e nesses casos é preciso testar os resultados.

      Não é possível estampar diretamente no preto pois na sublimação não temos a tinta branca.

      Não recomendamos processos caseiros de resinagem de produtos devido a varios fatores como toxidade da resina.

      Grande Abraço!

  • Ola vou começar a trabalhar com chinelos e camisetas e gostaria de saber o tipo de de borracha para trabalhar com os chinelos e o tipo de camisetas e o tipo de papel transfer .Tenho muitas duvidas.Obrigado

    • Olá Bruno, tudo bem?

      Existem várias composições para as placas de chinelos que misturam espuma e borracha para ter vários tipos de rigidez e conforto.

      Da mesma forma temos vários tipos de tecidos que propõe resultados diferentes que podem se adequar a sua ideia de negócios.

      A melhor forma que temos para te prestar assessoria é através de nossos Cursos que você pode conhecer pelo http://www.portalsublimatico.com.br/cursos

      Grande Abraço!

  • Olá!
    Estou iniciando no ramo da sublimação e com muita dificuldade de encontrar um bom fornecedor de regata feminina em pv. Possuem algum para indicar?

  • Boa Tarde. Poderiam por favor me ajudar com contato de empresas que fazem sublimação para tecido 1,5×2 ou maiores? Para servir de Backdrop qual tecido vc indicaria para impressão? Pensando o custo x benefício. =)
    Muito obrigada!

    • Olá Cristina, tudo bem?

      Em relação ao tecido, se você deseja cores vivas o recomendado são os tecidos 100% poliéster. Um detalhe importante é aparência que deseja também. Alguns tipos de tecidos possuem um tipo de brilho, como o Cetim.

      Minha recomendação é procurar por uma empresa que possa te mostrar alguns resultados ou onde você possa comprar algumas amostras para testes.

      Uma empresa que talvez possa te ajudar é http://www.maniabanner.com.br/

      Grande Abraço!

  • Olá, tudo bem?

    Vocês tem algum macete para as estampas ficarem todas no mesmo lugar e retas (padronizadas)???

  • Ola , gostaria de saber da qualidade de um tecido que nao pegue bolinha.

    • Olá Ana Paula, tudo bem?

      Para sublimação é importante fazer testes com tecidos mistos, que possuam alguma quantidade de um outro tecido que não seja o poliéster.

      Minha recomendação é pesquisar em Confecções por alguns tipos de tecidos e fazer testes com algumas amostras.

      Grande Abraço!

  • Quero Sublimar o tecido Suplex de Poliamida , será que vai ficar bom ou vai dar ruim?

  • Oi boa noite vc pode me da uma dica posso fazer sublimação em tecido tipo aquele que se fazer saida de praia aquele transparente e meio amassadinho

    • Oi Adriana, tudo bem?

      É preciso conhecer a composição do tecido para sabermos se é possível estampa-lo por sublimação.

      Sendo um tecido, preferencialmente 100% poliéster para termos uma boa taxa de transferência, você pode fazer alguns testes antes utilizando 200C e 30 Segundos.

      Grande Abraço!

  • olá eu gostaria da ajuda para um tecido mais grosso para produção de bolsas, alguma indicação?

  • olá eu gostaria de saber que tipo de tecido eu uso para fazer camisas de botão estampadas estilo havaianas?? que a sublimação fique boa

    • Olá Gláuber, tudo bem?

      Para ter cores vivas é necessário um tecido 100% poliéster. Para escolher o tecido que vai atender sua ideia de produto acredito que a melhor forma é ir até uma confecção e pedir amostras de tecidos 100% poliéster e testa-los.

      Dessa forma você vai conseguir visualizar o resultado com mais precisão.

      Grande Abraço!

  • Boa tarde, muito obrigada por todas as informações !!! Gostaria de algumas indicações de empresas que fazem sublimação, pois gostaria de terceirizar este processo.
    Obrigada, Solange

  • Boa tarde.
    Preciso de empresas que fazem sublimação em tecido por metro.
    Sou de São Paulo, trabalho com bolsas e vestuário.
    Grata
    Eliane

  • Bom dia, estou fazendo testes para estampar camisas com minhas ilustrações. A idéia é que sejam camisas de modelos variados, para um leque de opções maior e aí surge a questão. Pretendo trabalhar com 100% sintéticos, mas não vou abrir mão de tecidos mistos com algodão. O elastano misto com algodão funciona bem com a sublimação clássica, ou terei que trabalhar com OBM para um resultado mais satisfatório?
    Grato pela atenção.

    • Olá Sandro, tudo bem?

      Quanto menos poliéster você tiver na composição do tecido mais estonado será o efeito que você vai encontrar.

      Minha sugestão é que procure por uma Confecção e pegue diversas amostras de tecidos com várias composições.

      Assim você consegue avaliar em mãos os testes e verificar qual composição de tecido está mais de acordo com sua ideia de negócios.

      Dependendo do trabalho que pretende fazer, o que poderá te atender será os filmes de recorte.

      Grande Abraço!