a
a
HomeSublimaçãoCamiseta de Algodão X Camiseta de Malha PV

Camiseta de Algodão X Camiseta de Malha PV

Curta e Compartilhe:

malha pv

Diante de uma certa indecisão na hora de optar pelo tipo da malha na confecção ou durante a compra de camisetas para personalização resolvi abordar de forma resumida as diferenças existentes entre o tecido 100% algodão e o tecido de malha fria, mas conhecido como malha PV bem como as suas propriedades

Assista a este video introdutório sobre tecidos e saiba mais sobre 3 tipos basicos e suas  possibilidades

 

Como Estampar Camisetas

 

Antes de falar sobre as diferenças entre Algodão e Malha PV é preciso abordar algumas das propriedades mais importantes de cada uma.
t-shirt-hanes_5half_oz_colors_light

Malha Algodão

1) Tipo do Fio: Existem dois tipos mais comuns de produção dos fios para malha 100% algodão, que são os fios cardados e os fios penteados.O fio cardado devido a não passar pela penteadeira possui mais fibras curtas, o que propicia uma maior formação de pilling (bolinhas no tecido) e neps (defeito na regularidade do fio). A aparência também é prejudicada, pois o mesmo possui uma maior irregularidade.No sistema penteado o fio passa por um equipamento que se chama penteadeira. Este equipamento tem a função de retirar as fibras mais curtas (antes de se formar o fio) e impurezas como cascas, que são provenientes do algodão e não foram retirados em processos anteriores. Este processo confere um fio de qualidade superior, visto que este é mais limpo, não possui fibras curtas, e é mais resistente. Tem menos Neps, e forma menos pilling na malha acabada. Porém devido à retirada de mais fibras no processo, a perda de algodão para a produção do fio é maior, o que juntamente com a inclusão de mais um equipamento no fluxo produtivo eleva o custo de fabricação e consequentemente o preço do fio, sendo este o fator principal para o encarecimento do fio penteado.
2) Espessura do Fio: A espessura do fio pode varia de 24.1 a 30.1 sendo que quanto menor for este valor maior é a espessura deste fio e pior é sua qualidade. Atualmente os fabricantes de tecidos trabalham com os fios 24.1, 26.1, 28.1 e 30.1
Para se decidir o tipo da malha de algodão a ser utilizada na produção da camiseta é necessário se levar em conta o objetivo da utilização da mesma. A tabela abaixo ajuda a visualizar melhor os dados acima.
Tipo
Espessura
Qualidade X Custo
Utilização
Cardado
24.1
Fio grosso de baixa qualidade, porém com custo baixo
Utilizada em camisetas promocionais que geralmente serão utilizadas por pouco tempo. Exemplo de utilização são as camisetas feitas para uma determinada festa.
Cardado
26.1
Fio grosso de baixa qualidade, porém com custo baixo
Utilizada em camisetas promocionais que geralmente serão utilizadas por pouco tempo. Exemplo de utilização são as camisetas feitas para propaganda eleitoral.
Cardado
28.1
Fio de espessura, qualidade e custo mediano
Utilizada geralmente para confecção de camiseta de uniformes de escolas e empresas
Penteado
30.1
Fio fino, qualidade boa, porém custo alto. Esse padrão de malha é o mesmo encontrado nas camisetas da famosa marca Hering
Utilizada em confecções de lojas, magazines entre outras.

As malhas penteadas geralmente utilizam apenas o fio 30.1, pois o processo de pentear o fio encarece o produto final, assim como as malhas cardadas utilizam fios mais grossos o que torna a malha mais barata. Mas isso pode variar de fabricante para fabricante, sendo possível encontrar malha cardada fio 30.1 por exemplo.

As maiores vantagens da malha 100% algodão apontadas pelos seus usuários, são o fato da mesma reter mais o suor do corpo e serem mais frescas no tempo do calor.
t-shirt-hanes_5half_oz_colors_dark

Malha PV ou Fria

A malha PV é composta de 67% dos fios de poliéster e 33% de viscose. Essa composição e tipo de material podem variar de fabricante para fabricante e geralmente é feita com fios 30.1. Ao contrário das malhas de algodão não possuem vários tipos de fabricação, apenas o que muda é a sua composição.
As maiores vantagens da malha PV apontadas por seus usuários é fato das mesmas serem mais agradáveis no clima frio e o fato de não ser necessário passa-las após a lavagem.
Principais Diferenças entre as Malhas
Malha de Algodão
Malha PV
Tecido mais fresco no calor Tecido mais agradável no frio
Ventila mais o corpo Ventila menos o corpo
Retém mais suor no tecido Retém pouco suor no tecido
Possuem menos brilho Possuem mais brilho
Possuem um toque macio Possuem um toque acetinado
Mais propensa a criar pilling (bolinhas) Cria menos pilling (bolinhas)
Amassa mais (Necessário passa-la) Quase não amassa (Não precisa passa-la)
Esticam durante o tempo Tem menos deformidade durante o tempo
Causam menos alergias
Não indicada a pessoas alérgicas a tecido

Ambas as malhas são ideais para a fabricação de camisetas e tanto uma como a outra possuem seu espaço no mercado. Portanto a escolha ideal do tecido para a camiseta depende justamente do seu público alvo.

Em breve um lista de fornecedores para este e outros produtos, colaborando para uma pesquisa mais rápida e eficiente. Atenção para costuras duplas e reforçadas na gola e nas mangas, locais das camisetas mais propensas a sofrer uma deformidade com o passar do tempo e atenção extra para o processo de personalização que pretende aplicar seja ele silk, transfer serigráfico, transfer laser digital, transfer sublimático, filme/vinil e outros.
Sucesso e Até Mais!
Curta e Compartilhe:
Último comentário
  • boa noite Nilton!td bem?
    vc ta de parabéns pelo blog
    mt bom!
    obrigado !

  • Boa noite Nilton!
    Estou começando neste ramo e tenho muitas dúvidas…
    Uma pergunta:E quanto a malha 100% poliéster,O que você tem a dizer?
    Grato pela atenção…

  • bom dia, tambem sou novato e estou tentando absorver todas as informações possíveis.
    Em questão estou tentando sublimar em camisas escuras, fiz o processo com o material OBM mas n saiu o resultado esperado, o material ficou na camisa formando uma camada. Gostaria de saber como faço para sublimar na camisa escura e a mesma ficar lisa como estampamos em poliéster. Muito obrigado pela ajuda

  • Boa tarde.
    Primeiramente, gostaria de dar os parabéns pelo blog. Suas postagens vão ajudar muitas pessoas.
    Trabalho há pouco tempo numa confecção de camisetas e estou procurando uma máquina de impressão direta em camisetas. Me indicaram a Plotter Epson 4880 / Impressora Plana F43W, só que tenho visto muitas reclamações da empresa que vende esta máquina, numa cidade do interior de São Paulo.
    Você me indicaria uma outra máquina ou saberia de alguma no Rio de Janeiro ou Minas Gerais?
    Abraços!

  • Boa noite,

    Moro em Minas e não estou encontrado fornecedores de camisetas lisas, nem precisa ser em Minas não, tem algum para me informar com preço justo e qualidade?

    • Vendo camisetas lisas brancas a R$8,00 e coloridas R$ 9,00.

      Sou do Rio, caso tenha interesse, é só me contatar.

      • Olá Mariah.
        Os espaço para comentários do Portal Sublimático deve ser usado para debater, dar dicas e tirar dúvidas sobre o artigo e o mundo da sublimação.
        Agradecemos sua participação e fique a vontade para trazer suas dúvidas. Sucesso e até mais!

      • trabalho com sublimação gostaria de saber se suas camisetas são malhas frias ou PV como dizem

      • Olá Mariah, poderia passar seu contatoi?

        Att.,

        Cris

      • vc pode deixar o contato? e teria como ver as pecas antes? se puder me mandar um email:lucasldutra@outlook.com

  • Olá,

    Como posso comprar as camisetas?

  • Bom dia! Como vc falou, entao qr dizrr q na sublimaçao em produtos brancos não preciso me preocupar c o fundo branco q não fica marcado não é?
    E no caso do transfer tm alguma forma ( sem a maquina d corte) de estampar frazes sem o fundo branco?

  • BOm dia Nilton, parabéns pelo trabalho está ótimo.
    Estou começando no rmo da confeccção e efaço minhas estampas por meio de silk o que deixa meutrabalho limitado e demorado.
    Consigo trabalhar com sublimação em malha PV visto que 90% de meus clientes preferem o PV? E com o pV escuro como faço para as estampas ficarem vivas e duráveis quais as opções que posso utilizar no pv escuro?
    Desde já um grande abraço e obrigado pela atenção e ajuda !

    Att.

    Erike VIlela

  • Parabéns pelo blog!

    Você poe, por favor, me indicar um fornecedor de camisetas, estou começando agora e ainda não consegui um bom fornecedor de camisetas.

    Abraço.

    • fabrico.camisetas.de.todos.os.tipos.so.entrar.em.contato.eu.posso.fornecer.para.voce.e.todos.que.precisarem

  • Olá, antes de tudo quero dizer que sempre acompanho seus vídeos no youtube e suas postagens por aqui. Obrigada por esclarecer tantas dúvidas.. Tenho uma gráfica em Belém e estou entrando no ramo de sublimação, antes estou planejando e estudando todas as possibilidades para que assim eu maximize meu lucro, daí surgem as dúvidas sobre muitas questões. Uma delas é a seguinte, tecido 100% poliester qual geralmente é mais usado nas camisas sublimáticas,nessas que vendemos como foto presente? Aqui em minha cidade, consegui um fornecedor de camisas onde cada uma sai por 6,90. Você acha que se eu as confeccionasse saíriam mais baratas que isso?. Desde já, te agradeço a atenção!
    Bruna.

  • oi pessoal gostaria de saber se dá pra estampar camisetas de outras cores,estou tentando entrar no negocio, mais ainda tenho algumas duvidas sobre tecidos que pode ser usado

    • Olá Jeane Morais.

      Caso trabalhe com sublimação as possibilidades são estampas em camisetas 100% poliéster de cores claras e de preferência no branco, devido a estampa ser exibida com cores vivas e vibrantes neste tipo de tecido. Já nos tecidos 100% algodão o ideal é trabalhar com silk/serigrafia, impressão direta nas famosas DTGs, transfers ou filmes termo colantes, neste caso a gama de cores é bem mais extensa como ex: preto, branco, vermelho, amarelo, verde, azul Pesquise o seu publico neste primeiro momento e após isso vai ter uma base mais clara para escolher o tipo de produto e a melhor técnica para suas estampas. Sucesso e até mais!

  • Bom dia,gostei muito desse portal queria saber o seguinte.
    estou tb começando agora no ramo e minha duvida é pq trabalho com silk screen/sublimação.
    e eu queria saber se tem a maquina especifica para todos nossos serviços em tecidos de cor preta e para 100% algodão..e quais são elas..

    desde já agradeço!

  • Olá, Boa Tarde! tenho uma enorme duvida quanto a impressão e o trabalho com camisetas de algodão, qual o tipo de papel que eu tenho que usar? o papel para tecido branco deixa uma película transparente e o papel para tecido escuro substitui o branco? existi o papel com brilho ou só o que é fosco ?

    • Olá Carolina Martins Rossetti.
      No mercado existem uma infinidade de materiais para personalizar camisetas de algodão. A diferença básica é na qualidade desta matéria prima que exige durabilidade por sofre ações como lavagem, secagem, temperaturas altas e etc.
      Se sua ideia é trabalhar com moda, tecidos mistos com uma percentagem maior de poliéster ou até mesmo camisetas promocionais então, a sublimação é a melhor solução. Mas, pode também pesquisar sobre transfer de qualidade neste link que vou lhe passar: Resumo da Feira Serigrafia SIGN Future Textil 2014 – Parte 1 Sucesso e até mais!

  • Olá!Gostaria de fabricar pijamas com malha de algodao,como os da marca sonhart.Qual a melhor maneira de estampar os pijamas,de modo que os desenhos nao fiquem com nenhuma textura diferente da do tecido?é possível transferir imagens salvas na internet em estampas?

    • Olá Michelli.
      Para trabalhar com tecido 100% algodão fio 30.1 penteado é necessário estampar através impressão direta e/ou silk. Do contrário sempre terá o acabamento “emborrachado” por cima do tecido. Com silk e impressão direta você consegue estampar diversos tipos de estampas. Sucesso e até mais!

  • Nilton
    Obrigado por você me ajudar pois sou novo neste ramo de sublimação que Deus continua te abem suando grande mente,
    amigo.

  • Muito bom esse blog. Gostaria de saber da lista de fornecedores. E saber qual a melhor malha com poliester para fazer camisetas femininas de alta qualidade. Para sublimação. Obrigada.

    • Olá Suzye Freitas.
      Muito obrigado pelo elogio e contribuição postando a sua dúvida. No caso da malha sugiro pesquisar sempre por tecidos sintéticos 100% poliéster para ter uma definição e cores vibrantes otimizadas.
      Segue o link da Lista de Fornecedores para ajudar na sua pesquisa. Sucesso e até mais!

  • Oi Nilton . Gostaria de saber se pode fazer a sublimação de transfer em tecido 50% poliéster e 50% algodão. Se não como faço para estampar este tipo de tecido. Grata.

    • Olá Adriana Dias das Chagas.
      A sublimação é indicada para tecidos sintéticos 100% poliéster de cores claras e de preferência o branco que vai obter cores vivas e vibrantes. Tecidos mistos você tem que usar outras técnicas disponíveis como ex: Transfer de recorte transfers para tecidos coloridos/escuros, transfers laser, Silk ou até mesmo impressão direta. Pesquise o material destas empresas TMT Brasil, Textransfer, Embaplan para ter uma referência mais profissional em transfers têxtil. Veja este artigo sobre a Textransfer para ajudar em sua pesquisa: Muito mais do que uma apresentação: MiniCurso Filmes de Recorte Siser! Sucesso e até mais!

  • Olá, amigo! Obrigado por compartilhar o seu conhecimento conosco. Muito boas as suas explicações. Eu tenho apenas uma dúvida e gostaria de pedir a sua ajuda: Todo tipo de algodão encolhe após a lavagem? eu pergunto isso por que quero fabricar camisetas, mas gostaria de um algodão de qualidade e que não encolhesse apos ser lavado! Obrigado pela atenção. Um abraço!

  • Boa tarde

    Gostaria de saber se vc conhece empresas que confeccionam tshirts em malha PV com alto padrão de acabamento. Encontro apenas modelos comuns (baby look e camiseta tradicional), queria um fornecedor de croppeds, gola canoa, regatão feminino… esses recortes mais modernos, para sublimação.

    Desde já agradeço

  • Olá pode me passar a lista de fornecedores de camisetas que vcs mencionou no artigo acima

  • Ola! Gostei muito da matéria. Mas discordo quando disse que o de algodão está mais propício a dar bolinhas e a PV de não dar. É o contrário… O poliéster com atrito da bolinhas rapidamente.
    Beijos 🙂

    • Olá Aline.
      Muito obrigado pelas considerações. Realmente os dois tecidos apresentam esta característica, cada um com a sua durabilidade porém, no tecido PV a percepção é um pouco menor. Fique a vontade para trazer dúvidas, sugestões, dicas e criticas que pode ser a mesma de milhares de usuário do nosso canal. Sucesso e até mais!

  • Boa noite estou tentando estampar camiseta de algodão com tinta pigmentada e tenho pouca ou quase nenhuma informação sobre todo o processo.
    Gostaria de saber como prensar para ter uma camiseta durável que não solte com facilidade desde já obrigado pela atenção a mim dispensada.

  • bom dia como faço para compra as camisetas com voces branca e de cores ou a onde eu possa compra e qual papel eu tenho que compra ja comprei a prensa falta a impressora qual voce me aconselha a compra

  • Estou iniciando neste ramo, muitas são as dificuldades e principalmente duvidas, porem realmente aplaudo seu trabalho pois esta sanando muitas de minhas duvidas, grato pela ajuda e continue com o ótimo trabalho.

    • Olá Telrison William.
      Todo inicio no caminho correto é trabalhoso mas, estamos aqui para facilitar exatamente este ponto. Muito obrigado por participar e trazer suas considerações. Sucesso e até mais!

  • Boa noite, portal!

    Eu estou em processo de levantamento de informações e realização do plano de negócio no ramo de estamparia e pretendo trabalhar principalmente com algodão penteado, embora queira também trabalhar com PET e Agd cardado. Vocês já me ajudaram muito na minha pesquisa, obrigada.
    Eu estive lendo os comentários e notei que a dúvida quanto ao maquinário de silk digital já foi levantada, mas a resposta não me satisfez. Deste modo eu levanto novamente a questão e peço, por gentileza, que vocês voltem a abordar o assunto respondendo as principais marcas, os valores médios, a possibilidade de importá-las, e se o silk digital é realmente a melhor técnica para tecidos de algodão estampados com qualidade A.

    Antecipadamente agradecida.

  • Boa noite, tudo bem? Parabéns pelo blog!
    Gostaria de tirar uma dúvida. Para usar Silk a blusa precisa ser de algodão, certo?

  • Olá Nilton, boa tarde ! muito obrigado pelas suas dicas que sao proveitosas demais e certamente ajudam muito todos os que aqui chegam a busca por informações. Gostaria de pedir que disponibilizasse a lista de fornecedores para este e outros produtos, como disseste no final deste artigo. onde encontrar fornecedores de tecidos de algodão.

    obrigado

  • Bom dia
    Como faço para compra as camisetas com vocês branca e de cores.

    Grata
    Franciane

  • Preciso saber quanto fica 100 camisetas malha pv azul celeste, com sulk, eu lhe enviaria a logo marca. 50 com golo polo azul celeste masculina 5 tamanho p 15 tamanho M, 20 tamanho g e 10 gg OBS masculinas.Na barra das mangas acabamento com malha branca)

    50 camisetas feminina decote V( com malha branca para acabamento no decote e na barra da manga) caso o seu preço de custo seja razoavel, continuarei buscando seus trabalhos, mas gostaria de antecipar que tudo pagamento será em boleto a vista. Meu fone celular é 65 98077842 ou a noite no fixo 65 32233311 Maria Aparecida.Este pedido é urgente. meu hotmail é prof_cida_leituradivina@hotmail.com

  • ola, Preciso fazer umiformes para supermercados e preciso de uma malha muito boa…. voce poderia me indicar . QUAL A MELHOR MALHA para camisetas Polo

  • Melhor artigo na internet que encontrei muito bem detalhado .

  • qual é a melhor forma de estampar em tecido 100% algodão ?

    • Olá Francisco, tudo bem? Isso depende do Nível de personalização que você pretende trabalhar. Se for uma tiragem maior com a mesma estampa você pode utilizar o Silk, mas para trabalhar com um nível maior de personalização em camisetas de algodão você pode trabalhar com filmes de recorte, alguns tipos de OBM para tinta sublimática e também transfers laser. Grande Abraço!

      • obrigado Marcelo pela informação , mas é o seguinte vejo o pessoal falar que fica emborrachado trabalhando com algodão na sublimação eu quero o quanto menos emborrachado melhor , uso muito blusas pretas de rock n roll as mais velhas estão com as estampas rachadas ate mesmo as oficiais de marca de renome no mercado nacional como as stamp wear e consulado do rock você sabe me informar se eles trabalham com Silk ou sublimação ? ( o quanto mais perto eu chegar na qualidade dessas marcas pra mim melhor )

        • Olá Francisco, tudo bem?

          Geralmente as grande marcas trabalham com Silk em suas camisetas pois fazendo uma grande tiragem da mesma estampa e sem nenhum nível de personalização.

          As camisetas que você que acabam rachando são de algum tipo de transfer para algodão com tinta pigmentada que geralmente não resiste por muitas lavagens.

          Para um nível maior de personalização você pode utilizar os filmes de recorte e impressão e conseguir uma qualidade profissional.

          Temos um artigo que fala mais sobre o Filmes e você pode vê-lo Clicando Aqui.

          Grande Abraço!

      • e outra questão Marcelo se não for muito incomodo qual é a melhor dessas impressoras e poque ?
        Epson L220
        Epson L210
        Epson L355

        • Olá Francisco, tudo bem?

          Esses modelos possuem basicamente a mesma tecnologia de impressão sendo todos recomendados para Sublimação. Os modelos L210 e L355 saíram de linha e hoje você encontra a L220, L365 e L375.

          As maiores diferenças são as conexões que alguns modelos são Wi-fi e os mais recentes Bluetooth que podem não ser tão necessários em seu ambiente de trabalho e nem tão prático como um cabo USB.

          Grande Abraço!

  • Parabéns pelo blog, gostei muito. Estou precisando de ajuda. Preciso sublimar um desenho azul royal em camiseta de poliéster branca. Na tela do computador vejo a côr correta, na hora de imprimir com o perfil de cores sai mais escura e quando coloco na prensa fica roxo.
    Alguem pode me dizer o que fazer? Tenho muitas camisas pra estampar e o meu prazo está curto. Minha impressora é Epson L365.

    • Oi Edna, tudo bem?

      É provável que você tenha que solicitar algumas correções no perfil de cores que te foi fornecido. Minha sugestão é que entre em contato com a empresa para que eles possam te enviar mais informações e corrigir esse problema de fidelidade nas cores.

      Grande Abraço!

  • bom dia , sublimacao pode ser feita em tecido chamado de PV , desde ja muito obg , aguardo.

    • Olá José, tudo bem?

      A Sublimação ocorre em tecidos de poliéster portanto ocorre também em tecido PV. Verifique qual a composição do tecido, a porcentagem de poliéster que tem nesse tecido.

      Temos um outro artigo que certamente irá te ajudar e você pode vê-lo Clicando Aqui!

      Grande Abraço!

  • olá pq o preto da tinta Gama é tão fraco, eu posso fazer uso de outro cartucho preto de outra marca sendo que os outros cartuchos continuarão gama?

    • Olá Anderson, tudo bem?

      Não é recomendado o uso de tintas diferentes pois você vai utilizar todas elas juntas e a mistura vai gerar um terceiro tipo de tinta que certamente não vai contribuir para a fidelidade nas suas cores.

      O ideal é contatar a empresa para verificar as soluções que ela pode te propor.

      Grande Abraço!

  • “Gracinha,zente”!Fico encantada com as explicações!Aprendi muito!
    Inclusive que malha PV-que era um bicho estranho p mim… kkkkkkkk… -é a malha fria!
    Muito agradecida!
    SUCESSO!