Camiseta de Algodão X Camiseta de Malha PV

malha pv

Diante de uma certa indecisão na hora de optar pelo tipo da malha na confecção ou durante a compra de camisetas para personalização resolvi abordar de forma resumida as diferenças existentes entre o tecido 100% algodão e o tecido de malha fria, mas conhecido como malha PV bem como as suas propriedades

Assista a este video introdutório sobre tecidos e saiba mais sobre 3 tipos basicos e suas  possibilidades

 

Como Estampar Camisetas

 

Antes de falar sobre as diferenças entre Algodão e Malha PV é preciso abordar algumas das propriedades mais importantes de cada uma.
t-shirt-hanes_5half_oz_colors_light

Malha Algodão

1) Tipo do Fio: Existem dois tipos mais comuns de produção dos fios para malha 100% algodão, que são os fios cardados e os fios penteados.O fio cardado devido a não passar pela penteadeira possui mais fibras curtas, o que propicia uma maior formação de pilling (bolinhas no tecido) e neps (defeito na regularidade do fio). A aparência também é prejudicada, pois o mesmo possui uma maior irregularidade.No sistema penteado o fio passa por um equipamento que se chama penteadeira. Este equipamento tem a função de retirar as fibras mais curtas (antes de se formar o fio) e impurezas como cascas, que são provenientes do algodão e não foram retirados em processos anteriores. Este processo confere um fio de qualidade superior, visto que este é mais limpo, não possui fibras curtas, e é mais resistente. Tem menos Neps, e forma menos pilling na malha acabada. Porém devido à retirada de mais fibras no processo, a perda de algodão para a produção do fio é maior, o que juntamente com a inclusão de mais um equipamento no fluxo produtivo eleva o custo de fabricação e consequentemente o preço do fio, sendo este o fator principal para o encarecimento do fio penteado.
2) Espessura do Fio: A espessura do fio pode varia de 24.1 a 30.1 sendo que quanto menor for este valor maior é a espessura deste fio e pior é sua qualidade. Atualmente os fabricantes de tecidos trabalham com os fios 24.1, 26.1, 28.1 e 30.1
Para se decidir o tipo da malha de algodão a ser utilizada na produção da camiseta é necessário se levar em conta o objetivo da utilização da mesma. A tabela abaixo ajuda a visualizar melhor os dados acima.
Tipo
Espessura
Qualidade X Custo
Utilização
Cardado
24.1
Fio grosso de baixa qualidade, porém com custo baixo
Utilizada em camisetas promocionais que geralmente serão utilizadas por pouco tempo. Exemplo de utilização são as camisetas feitas para uma determinada festa.
Cardado
26.1
Fio grosso de baixa qualidade, porém com custo baixo
Utilizada em camisetas promocionais que geralmente serão utilizadas por pouco tempo. Exemplo de utilização são as camisetas feitas para propaganda eleitoral.
Cardado
28.1
Fio de espessura, qualidade e custo mediano
Utilizada geralmente para confecção de camiseta de uniformes de escolas e empresas
Penteado
30.1
Fio fino, qualidade boa, porém custo alto. Esse padrão de malha é o mesmo encontrado nas camisetas da famosa marca Hering
Utilizada em confecções de lojas, magazines entre outras.

As malhas penteadas geralmente utilizam apenas o fio 30.1, pois o processo de pentear o fio encarece o produto final, assim como as malhas cardadas utilizam fios mais grossos o que torna a malha mais barata. Mas isso pode variar de fabricante para fabricante, sendo possível encontrar malha cardada fio 30.1 por exemplo.

As maiores vantagens da malha 100% algodão apontadas pelos seus usuários, são o fato da mesma reter mais o suor do corpo e serem mais frescas no tempo do calor.
t-shirt-hanes_5half_oz_colors_dark

Malha PV ou Fria

A malha PV é composta de 67% dos fios de poliéster e 33% de viscose. Essa composição e tipo de material podem variar de fabricante para fabricante e geralmente é feita com fios 30.1. Ao contrário das malhas de algodão não possuem vários tipos de fabricação, apenas o que muda é a sua composição.
As maiores vantagens da malha PV apontadas por seus usuários é fato das mesmas serem mais agradáveis no clima frio e o fato de não ser necessário passa-las após a lavagem.
Principais Diferenças entre as Malhas
Malha de Algodão
Malha PV
Tecido mais fresco no calorTecido mais agradável no frio
Ventila mais o corpoVentila menos o corpo
Retém mais suor no tecidoRetém pouco suor no tecido
Possuem menos brilhoPossuem mais brilho
Possuem um toque macioPossuem um toque acetinado
Mais propensa a criar pilling (bolinhas)Cria menos pilling (bolinhas)
Amassa mais (Necessário passa-la)Quase não amassa (Não precisa passa-la)
Esticam durante o tempoTem menos deformidade durante o tempo
Causam menos alergias
Não indicada a pessoas alérgicas a tecido

Ambas as malhas são ideais para a fabricação de camisetas e tanto uma como a outra possuem seu espaço no mercado. Portanto a escolha ideal do tecido para a camiseta depende justamente do seu público alvo.

Em breve um lista de fornecedores para este e outros produtos, colaborando para uma pesquisa mais rápida e eficiente. Atenção para costuras duplas e reforçadas na gola e nas mangas, locais das camisetas mais propensas a sofrer uma deformidade com o passar do tempo e atenção extra para o processo de personalização que pretende aplicar seja ele silk, transfer serigráfico, transfer laser digital, transfer sublimático, filme/vinil e outros.
Sucesso e Até Mais!